A vida literária do professor Redivaldo Ribeiro » Literatura » Cultura » Infocultural

A vida literária do professor Redivaldo Ribeiro

Literatura - 12/01/2013
A vida literária do professor Redivaldo Ribeiro A vida literária do professor Redivaldo Ribeiro

Polivalente, homem de múltiplas facetas, dedicado, dinâmico e, acima de tudo, muito resiliente. Assim podemos definir o artista plástico, escritor, declamador, poeta, teatrólogo, ator, diretor artístico de cinema e teatro, além de compositor, radialista e colunista social; atua Portal de Notícias Voz de Feira (www.vozdefeira.com.br) e no Programa Esquenta Feira, com quadro Agente Cultural: Redivaldo Ribeiro; criado especialmente para ele: Redivaldo Ribeiro de Souza Silva, ou simplesmente, Redivaldo Ribeiro.

Nascido na vizinha cidade de Tanquinho, no ano de 1964, porém radicado em Feira de Santana há mais de 3 décadas, Redivaldo Ribeiro, que é Licenciado em Pedagogia, adotou, conforme ele mesmo diz, “Feira de Santana, como minha cidade. É a minha segunda ‘pátria’, pontua, ele.

Dentre algumas de suas obras publicadas, podemos destacar Asas de Cristal – O Enigma – (Edição Independente), lançado no ano de 1988; Flor Paixão – A Musa – Editado pela Fundação Cultural de Feira de Santana, no ano de 1989 e, Natureza Fugaz (Bilíngue), Editado pela NUEG – Imprensa Universitária – UEFS, no ano de 2000.

Sempre demonstrando muita vontade em participar e colaborar com a cultura local, Redivaldo Ribeiro marcou presença na Revista Bahia em Festa (1998/2003); Jornal Bom Dia Cidade (2009); Jornal Folha do Litoral – Valença e região – 2007 participou também da Coletânea de Poetas Feirenses; Coletânea de poemas do SESI, 1989/90; no Memorial Poético de Feira de Santana-2001; em 2009 teve participação no CD - Poetas Feirenses – Vol.III(Poemas: Feira de Santana, Cidade Princesa, O Casarão dos Olhos D’Água); a convite e organização da Academia Feirense de Letras, além de ter sido convidado a participar, como jurado em alguns festivais estudantis de música e poesia, registrou também  sua passagem por grupos importantes como:Grupo de performance Cazanova e Grupo Teatral Renascer.

ILUSTRADOR

No ano de 2009, o irrequieto e participativo Redivaldo Ribeiro, recebeu, com justiça, o Troféu Menção Honrosa como Destaque nas Letras e nas Artes.

Por outro lado, mostrando outra forte vertente da sua veia artístico/cultural, o versátil Redivaldo ilustrou diversos livros de vários escritores, não só de Feira de Santana, como também de outras cidades e estados.

Em 1991, a convite, ilustrou o livro do poeta Sandro Penelu (A Poesia Romântica de Sandro Penelu); em 1993, Olhos do Universo (Sandro Penelu) e Poemas e Reflexões (J. Hermes); em 1996, foi a vez de Oásis (Almery Bastos) e, em 1998, Filosofia de Poeta, do escritor Arlindo Rosa. 

Atualmente, Redivaldo Ribeiro está ultimando detalhes visando o lançamento do Filme “Foi Assim no Sertão” História de um ex-cangaceiro, um longa metragem experimental  que conta a saga de Belizário Cortêz. Nesse filme, ele atua como Diretor e protagonista. Segundo Redivaldo Ribeiro. No momento, ele também está prestes a terminar de escrever o seu quarto livro. Porém “prefiro manter em segredo o conteúdo e o título do livro, finaliza Redivaldo Ribeiro.

Rudy Braga - Jornalista 

Rudy Braga - Jornalista
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo