9° Festival de Sanfoneiros da Uefs reúne milhares de pessoas » Música » Cultura » Infocultural

9° Festival de Sanfoneiros da Uefs reúne milhares de pessoas

Música - 23/05/2019
9° Festival de Sanfoneiros da Uefs reúne milhares de pessoas Foto: Edvan Barbosa

O vai e vem do fole mostrou os melhores sanfoneiros de diversas regiões do Brasil na noite desta quarta-feira (22), durante a final da 9° edição do Festival de Sanfoneiros. Os músicos alegraram e fizeram todos no Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) cairem do arrasta pé e anteciparem o clima do tradicional período festivo comemorado por todo o Nordeste com muito forró, o São João.

12 finalistas disputaram a premiação de três categorias: infanto-juvenil (1º lugar: Wendell Freitas; 2º lugar: Pedro Feitosa; 3º lugar: Cristian Santos); Categoria 1 / até 8 baixos (1º lugar: Godealdo de Jesus; 2º lugar: Estevão Oliveira; 3º lugar: André Galdino); e Categoria 2 / acima de 8 baixos (1º lugar: Cícero Feitosa; 2º lugar: João Saldanha; 3º lugar: Felipe Guirra)

Enquanto as apresentações aconteciam no palco, o público protagonizava um show de entusiasmo e envolvimento com os acordes das sanfonas. Dentre os finalistas, dois encantaram mais a plateia e levaram para casa as premiações do júri popular: Godealdo de Jesus, na categoria até 8 baixos e Cícero Feitosa, na categoria acima de 8 baixos.

Cícero Feitosa, que tem 15 anos e agradou tanto o time de jurados, quanto o público, destacou que o Festival para ele é um incentivo para o aprimoramento da arte de tocar sanfona. “Essa vitória não é minha, é nossa! Sem vocês eu não teria me empolgado para treinar bastante! Vocês me empolgam para treinar cada dia mais e melhorar”, relatou.

Presente no evento, o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento, destacou o propósito da Instituição em realizar eventos como este. “O Festival de Sanfoneiros é uma demonstração de que uma universidade pública vai muito além do ensino e formação de profissionais. Ela se preocupa com a preservação e valorização da cultura popular e regional, e a arte da sanfona, tão nordestina, merece um festival como esse”, disse.

O diretor do Cuca, Aldo Morais, destacou que a avaliação desta edição do Festival foi positiva, principalmente, pela quantidade de pessoas que reuniu dentro e fora do Auditório, cerca de 1.600 no total. “Este é resultado do nosso cuidado com público que sempre vem prestigiar o evento”.

A programação contou com as apresentações musicais de Luizinho do Acordeon, Banda Balão Beijo e Banda Caciques do Nordeste.O Festival de Sanfoneiros é realizado pela Uefs, através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca), em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana, Governo do Estado e Serviço Social do Comércio (Sesc).

Assessoria de Comunicação Social da Uefs
© Todos os direitos reservados. 2014.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo