Mega Revisão Enem e Redação Máxima levam 3 mil alunos à UniFTC » Educação » Notícias » Infocultural

Mega Revisão Enem e Redação Máxima levam 3 mil alunos à UniFTC

Educação - 05/11/2019
Mega Revisão Enem e Redação Máxima levam 3 mil alunos à UniFTC Mega Revisão Enem e Redação Máxima levam 3 mil alunos à UniFTC

No ano passado, Helen Carolaine tinha 16 anos, fez o Enem somente para treinar e conseguiu uma boa classificação. Este ano será para valer e nesta quarta-feira (30), ela caprichou: Chegou com duas horas de antecedência no campus da UniFTC Feira de Santana e assistiu as nove aulas, junto com os quase 3 mil estudantes que participaram da Mega Revisão Enem FTC. Foram mais de quatro horas de revisão intensiva de conteúdos de todas as disciplinas cobradas no exame.

Assim como Helen, que buscou solucionar suas dificuldades com as matérias de Exatas para conseguir cursar Administração, Luana Maia Silva, de 18 anos, não se intimidou nem diante do desafio de assistir as aulas com a filha de cinco meses no colo. “O desafio maior será o dia a dia na faculdade”, disse, confiante em conseguir uma vaga no curso de Nutrição. A mesma confiança do comerciante Francisco Oliveira, de 52 anos, que pretende cursar Direito.

E se engana quem pensa que no final os participantes estavam cansados. Maria Eduarda Vieira, 18 anos, ainda teve fôlego para tirar dúvidas e apender mais umas dicas sobre Literatura, com a professora Dina Rios, a primeira a pisar o palco da Mega Revisão, seguida por Ricardo Carvalho, idealizador e coordenador pedagógico do projeto, que deu um show sobre História, da Antiguidade aos dias atuais, seguido por Carol Silveira, que ganhou a atenção de todos com preciosas dicas de Redação.

No time de mestres estavam também Rodrigo Moreira e Sérgio Magnavita, com tratamento especial aos complicados conteúdos de Química; Adroaldo Lima e sua inconfundível leveza diante da ainda temida Matemática; Bruno Borges, que fez um passeio pela Geografia; Jarbas de Jesus e o lado encantador da Física; e Paulo Rossi, que fechou a programação com conteúdo de Biologia, bom humor e até uns passos de dança. Mas o encerramento mesmo ficou por conta dos professores Cristiano Lôbo e Marcly Amorim Pizzani reitor e diretora da UniFTC, respectivamente.

Redação Máxima

Depois de uma noite recheada de conteúdos com a Mega Revisão Enem, a UniFTC direcionou os trabalhos, na tarde desta quinta-feira (31), para o grande desafio da maioria dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio. Um grupo de 12 professores foi selecionado para a Redação Máxima, uma oficina de produção de texto voltada especificamente para o exame, que acontecerá em duas etapas, neste domingo (3) e no próximo dia 10. Uma tarde inteira de concentração e produtividade.

Na avaliação da professora Lívia Aragão, que atua na área há 20 anos e coordenou a oficina de redação, os professores direcionam os estudantes exatamente para o aprendizado do que é exigido no exame. “O Enem trabalha com competência e habilidades e a prática da escrita vem vinculada com o hábito da leitura”, afirmou, destacando que a falta de conhecimento dificulta o exercício da produção textual. Lívia falou ainda sobre a importância do estudante praticar com temas variados.

Foi exatamente isso que Lívia Ribeiro dos Santos, de 20 anos, aprendeu a fazer durante a oficina. “Sou péssima em Redação, não sei nem como estudar”, disse a estudante, que fará o Enem pela segunda vez muito mais confiante. “Agora eu sei como usar o texto motivador”, afirmou a futura fisioterapeuta. Por sua vez, Suzane dos Santos, 19 anos, que pretende cursar Administração e também tem dificuldades para escrever, saiu da aula com a cabeça “mais arrumada”, com muitas sugestões.

Madalena de Jesus Assessora de Comunicação - FTC/FSA
© Todos os direitos reservados. 2014.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo