Castração de cães e gatos eficiente contra a superpopulação » Eventos » Entretenimento » Infocultural

Castração de cães e gatos eficiente contra a superpopulação

Eventos - 23/05/2019

As 300 castrações e esterilizações de cães e gatos realizadas gratuitamente pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Feira de Santana neste mês, em parceria com a Associação Protetora dos Animais, contribuirão para o controle populacional destes animais.

A quantidade de filhotes em cada ninhada está relacionado a variáveis, como raça, idade e porte, entre outros fatores. Estima-se que em apenas uma década um casal de cães e seus descendentes gerem mais de 80 milhões de indivíduos.

“Daí a necessidade da castração, principalmente dos cães e gatos arrentes”, disse a coordenadora do CCZ, a veterinária Mirza Cordeiro. Nos machos os testículos são retirados e nas fêmeas é feita uma histerectomia, que é a remoção do útero.

Apenas foram submetidos ao processo cirúrgico animais abandonados que fizeram algum tratamento de zoonose no CCZ ou levados pela APA (Associação de Proteção aos Animais). A castração é a ferramenta mais eficiente para evita a reprodução descontrolada.

Estima-se que um cão gere algumas centenas de descendentes em dois anos – filhos, netos, bisnetos... que também começam a ter seus próprios filhotes. As ninhadas são exponenciais. 

As populações destes animais aumentam porque as cadelas entram no cio a cada seis meses e o período de gestação dura, em média, 63 dias. As gatas tem período de gestação de apenas nove semanas.

SECOM - PMFS
© Todos os direitos reservados. 2014.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo