Ex-aluna da UEFS destaca-se em programa de TV, com transmissão nacional » Especiais » Notícias » Infocultural

Ex-aluna da UEFS destaca-se em programa de TV, com transmissão nacional

Especiais - 17/07/2011
Ex-aluna da UEFS destaca-se em programa de TV, com transmissão nacional Daniele Barretto: Sarney é o homem mais poderoso da história do Brasil - Foto: Divulgação

 

À convite da Rede Vida de Televisão, a consultora política Daniele Barretto entrevistou a biógrafa Regina Echeverria e o diretor da Editora LeYa, Paschoal Soto, e avaliou o livro “Sarney, a Biografia”. Ancorado por Paulo Shimizu Júnior, o programa "Tribuna Independente" foi exibido no dia 09 de junho, com duração de 1 hora e meia, ao vivo para todo o território nacional.

Daniele Barretto, nascida em Alagoinhas, Bahia, é formada em Direito pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e possui mais de 11 anos de experiência na área política, tendo ocupado cargos na Administração Pública e realizado advocacia eleitoral, bem como consultoria em marketing político para partidos políticos, coligações eleitorais e candidatos. A convidada analisou o polêmico livro recém-lançado “Sarney, a biografia”, que relata a trajetória política do Senador - que se confunde com a história recente do Brasil.

“A obra da biógrafa Regina Echeverria preenche uma lacuna histórica. Sarney é o homem mais poderoso da história do Brasil. Esteve, ao longo das seis últimas décadas, no poder; influenciando, inclusive, decisões dos Presidentes da República - quando não estava, o próprio, nesta posição”, acredita a consultora. Regina Echeverria ouviu centenas de amigos e inimigos do Presidente do Senado e se dedicou a importantes entrevistas com o parlamentar, proporcionando aos leitores obter informações sob fatos históricos sob a ótica do maranhense. “O que é excelente: agora temos a visão do protagonista da nossa história recente acerca desta própria história”, opinou.

As exigências de Sarney para autorizar a biografia e o pré-julgamento da obra por se tratar de personagem tão polêmico, foram temas abordados pela consultora Daniele Barretto, que considerou inúmeras reportagens que contestam a forma como alguns fatos foram relatados, colocando-os como mera tentativa do parlamentar de eternizar suas versões. A biógrafa, conceituada jornalista, também autora de “Furacão Elis” e “Cazuza, só as mães são felizes”, complementou informando que há a necessidade de se avaliar a vida política do ex-Presidente, sem preconceitos. “Por ser jornalista, biógrafa e memorialista acredito que as pessoas têm nuances de comportamento e que a gente pode aprender sempre com a trajetória alheia”.

Tendo solicitado aos internautas que acompanham seu microblog, twitter.com/danybarretto, o envio de perguntas para realizar à entrevistada, Daniele recebeu uma indagação do vice-Presidente da Caixa Econômica Federal, Geddel Vieira Lima, que é citado no livro e já ocupou o cargo de Ministro da Integração Nacional: “qual a característica do Senador José Sarney que a biógrafa acha responsável pela longevidade dele na vida pública brasileira”. “A disposição para o diálogo e consenso”, respondeu Regina Echeverria.

Ao final do programa, a autora enfatizou um conselho que o Presidente do Senado citou durante as entrevistas: “Aprenda uma coisa nova todos os dias!”. Após, endossou a necessidade de leitura, especialmente pelos jovens, acerca da política e cultura e criticou Deputados e Senadores “inacreditavelmente mal informados e incultos”; questionando: “qual o jovem que sai da faculdade hoje e quer ser político? Cadê a juventude que não quer entrar na política?”

Daniele Barretto, que incentiva a Educação Política, concluiu que “‘estudar Sarney’ é desvendar os bastidores e as praxes políticas, é avaliar o que norteia as decisões e alianças, é assimilar como se dá a condução da nação; é saber quais interesses movem os representantes do povo”. E conclui, “não há como entender política sem entender Sarney. Seus passos são os passos do poder”.

Para informações, artigos, colunas, análises e comentários políticos:

Daniele Barretto danisbarreto@gmail.com 

Daniele Barretto
© Todos os direitos reservados. 2014.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo