Universidades baianas e start-up lançam portal sobre novo coronavírus na Bahia » Saúde » Notícias » Infocultural

Universidades baianas e start-up lançam portal sobre novo coronavírus na Bahia

Saúde - 31/03/2020

A população da Bahia conta, a partir de hoje (31), com uma ferramenta informativa sobre casos do novo coronavírus no estado, projeções de evolução do contágio a partir de modelos epidemiológicos e dados sobre localização de hospitais. Trata-se do Portal Bahia Covid-19, uma iniciativa induzida pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia, e desenvolvida de forma colaborativa pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através do Programa de Pós-graduação em modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente (Ppgm), pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), pela startup Geodatin, e pelo Laboratório de Biossistemas da Universidade Federal da Bahia (Ufba)

O objetivo principal do portal é disponibilizar dados para a população em geral e autoridades de saúde, bem como projeções de ocorrência de novos casos de infecção da população pelo novo coronavírus, ao longo do tempo, em todos os municípios do estado. Para alcançar esse objetivo, uma equipe multidisciplinar formada por cientistas das áreas de saúde (especialmente epidemiologistas), engenharia de computação, geotecnologias, inovação científica e matemática trabalharam de forma colaborativa para desenvolver o portal ao longo da última semana.

Os reitores da Uefs, Evandro do Nascimento, e da Uesc, Alessandro Santana, destacam que as duas instituições investiram na iniciativa porque a proposta conceitual do portal está em alinhamento com a compreensão de que a conscientização da população, bem como as análises e tomadas de decisão no Brasil sobre a COVID-19, precisam ser baseadas em conhecimento científico. “Isso é o que tem determinado o agravamento ou o sucesso no controle da doença em outros países”, destacou o reitor da Uefs.

Para Rodrigo Vasconcelos, professor do PPGM e membro da startup Geodatin, “o portal é um exemplo de como a sociedade deve se comportar frente a grandes problemas. Unir diferentes segmentos como empresas e universidades sempre foi um desafio e este portal mostra que é possível, e quem ganha é a sociedade”.  Ele tem a expectativa de que essa contribuição seja de grande valia e que ajude a salvar vidas.

A doença causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), denominada pela Organização Mundial de Saúde como COVID-19, surgiu na China, em dezembro de 2019, e nos primeiros meses de 2020 se espalhou por países de todos os continentes, tornando-se uma pandemia. Desde então, constata-se que ela é responsável alta taxa de mortalidade, quando comparada a outras epidemias virais. No Brasil, o primeiro caso foi registrado no dia 27 de fevereiro e hoje já há o registro de 5.717 casos, com 201 óbitos. Na Bahia, são 176 casos confirmados e dois óbitos.

O Portal Bahia COVID-19 pode ser acessado no site portalcovid19.uefs.br e o público também pode enviar perguntas, dúvidas e comentários para o correio eletrônico portalcovid19@uefs.br.

Assessoria de Comunicação Social da Uefs
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo