Feira terá Plano de Cultura para os próximos 10 anos » Política » Notícias » Infocultural

Feira terá Plano de Cultura para os próximos 10 anos

Política - 16/04/2014
Feira terá Plano de Cultura para os próximos 10 anos "É preciso discutir.", como diz Aloma Galeano - Foto: Washington Nery

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e o Conselho Municipal de Cultura de Feira de Santana estão discutindo com a sociedade o Plano Municipal de Cultura, instrumento que vai nortear e organizar as ações de fomento a cultura, através da gestão municipal,  para os próximos 10 anos. A primeira reunião com representantes da classe artística e cultural da cidade foi realizada nesta segunda-feira, 14, no Museu de Arte Contemporânea (MAC).

Além das propostas para elaboração do plano, o encontro discutiu o cronograma de atividades e a apresentação do site do Conselho. Com o intuito de debater com todos os segmentos culturais a formatação do documento que vai fortalecer a cultura no município, o Conselho instituiu comissões especiais, separadas por eixos temáticos. São  10 comissões encarregadas de tratar temas específicos que vão completar o plano.

As temáticas definidas para as comissões são: Educação e Qualificação Cultural; Artes Cênicas e Música; Livro e Imprensa; Patrimônio Material, Imaterial e Natural; Gestão Cultural; Artes Visuais e Artesanais; Design e Serviços Criativos; Audiovisual e Mídias Interativas; Memória e Preservação e Espaços Culturais.

Os temas foram estabelecidos com base na Lei Orgânica de Cultura da Bahia, bem como no resultado das três conferências e no I Fórum Municipal de Cultura, realizados em Feira de Santana. O objetivo das comissões é agilizar, complementar e validar diagnósticos setoriais, assim como a elaboração de planos de ação referentes às temáticas.

A ideia é tornar o plano em elaboração um viés participativo e conjunto. Segundo a diretora de Atividades Culturais da Fundação Cultural Egberto Costa, Aloma Galeano,  “o Plano não é algo que se faz de um dia para outro. É preciso discutir. Para isso, além dos conselheiros, foram indicados representantes de entidades na área de pesquisa/extensão, entidades não governamentais e agentes culturais, que vão fazer parte dessa concepção nas diversas áreas apontadas”.

O período previsto para início e término do trabalho realizado pelas comissões é de abril a maio. Os próximos passos para a construção do Plano serão: reunião de validação pelo Conselho de Cultura, apresentação e articulação com demais secretarias e instituições, encaminhamento do Projeto de Lei para Câmara de Vereadores, votação e aprovação do Plano de Cultura.

O calendário de atividades para elaboração do Plano de Cultura está sendo divulgado no site do Conselho Municipal de Cultura. Para conhecer o site basta acessar a página da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer: www.secel.feiradesantana.ba.gov.br  e clicar no link CMC.

Secom/PMFS
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo