Confira as últimas notícias da Câmara Municipal » Política » Notícias » Infocultural

Confira as últimas notícias da Câmara Municipal

Política - 15/08/2019

Comissão de Saúde visita posto de saúde do conjunto Liberdade


Dando prosseguimento à estratégia de acompanhar de perto o andamento dos trabalhos da saúde pública municipal, a Comissão de Saúde e Desporto da Câmara Municipal de Feira de Santana - representada pelo presidente da mesma, vereador José Marques- Zé Curuca (DEM) e pelo vice-presidente Luiz Ferreira-Luiz da Feira (PPL) - na manhã desta quarta-feira, 14, visitou as novas instalações do Posto de Saúde da Família situada no conjunto habitacional Liberdade.

Após queixas por parte de alguns moradores, os edis decidiram averiguar o funcionamento da unidade de saúde. “Estive em uma reunião, ontem, e o povo se queixou de falta de médicos, medicamento e vacinas. O nosso dever é acompanhar e suprir as carências da população”,  justificou o presidente da Comissão.

Durante a visita, a Comissão constatou que o posto conta com boas instalações, local de fácil acesso e com uma equipe capacitada, coordenada pela enfermeira Caroline Babosa.

Entre as ações realizadas pelo posto, a enfermeira destacou que a unidade funciona como um complexo e atende os moradores do Liberdade I, II e III. Ela também explicou que um novo médico já foi contatado para atender a unidade III.

“Realmente, as queixas não são infundadas. Ficamos sem um médico durante as duas últimas semanas, porém um novo médico já foi contratado e começa a trabalhar na próxima segunda-feira”, informou a enfermeira.

Ao finalizar, o vereador Luiz da Feira conversou com profissionais que atuam no local, ouviu demandas específicas dos moradores ali presentes e elogiou a estrutura do local, assim como a qualidade e relevância dos serviços prestados


Aprovado PL que modifica nome de via pública no bairro Gabriela

 

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã desta quarta-feira (14), aprovou, em segunda discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 075/2019, de autoria do vereador Marcos Lima (Patriota), que dispõe sobre denominação de logradouro público.  Os edis Roberto Tourinho (PV), Edvaldo Lima (PP) e Eremita Mota (PSDB) se abstiveram da votação.

 

De acordo com o artigo 1° da proposição, fica denominada a III Travessa Alto do Santana, a Travessa localizada entre a rua Miguel Pinto de Santana e a Travessa Cristianópolis, no bairro Gabriela.

 

O artigo 2° determina que compete ao Poder Executivo Municipal proceder as alterações na sinalização da rua em apreço, bem como comunicar à Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos e demais órgãos interessados a modificação do nome da citada rua.

 

Já o artigo 3° diz que Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

PL declara de utilidade pública a Associação de Apoio aos Pacientes do SUS

 

 

Na sessão legislativa desta quarta-feira (14), foi aprovado, em primeira discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 076/2019, que considera de utilidade pública a Associação de Apoio aos Pacientes do SUS (AASUS), com sede no município de Feira de Santana.

 

Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação revogadas as disposições em contrário.

 

 

PL declara de utilidade pública a Associação Espírita Lar da Esperança

 

 

A Câmara Municipal, nesta quarta-feira (14), aprovou, em primeira discussão e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Lei de nº 077/2019, que considera de utilidade pública a Associação Espírita Lar da Esperança, com sede no município de Feira de Santana.

 

Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação revogadas as disposições em contrário.

 


Coordenadora do SAMU receberá Comenda Maria Quitéria

 

A Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, na manhã desta quarta-feira (14), em discussão única e por unanimidade dos presentes, o Projeto de Decreto Legislativo de nº 029/2019, de autoria do vereador João Bililiu (Cidadania), que  concede a Comenda Maria Quitéria à coordenadora do  Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Maíza Sandra Ribeiro Macedo Silva.

A honraria é concedida à pessoa que tenha prestado relevante e notório serviço ao Município e ao seu povo.

De acordo com a proposição, a Mesa Diretiva da Câmara Municipal providenciará a impressão da Comenda, que será entregue em sessão solene, convocada especialmente para este fim.

As despesas decorrentes da execução deste Decreto Legislativo correrão por conta de verba existente na Secretaria da Casa.

 

Câmara aprova Comenda Maria Quitéria para o senador Otto Alencar

 

O Projeto de Decreto Legislativo de nº 030/2019, de autoria do vereador Zé Filé (PROS), que conceda a Comenda Maria Quitéria ao senador Otto Roberto Mendonça de Alencar, foi aprovado, em discussão única e por unanimidade dos presentes, na sessão ordinária da Câmara Municipal de Feira de Santana, desta quarta-feira (14).

A honraria é concedida à pessoa que tenha prestado relevante e notório serviço ao Município e ao seu povo.

De acordo com a proposição, a Mesa Diretiva da Câmara Municipal providenciará a impressão da Comenda, que será entregue em sessão solene, convocada especialmente para este fim.

As despesas decorrentes da execução deste Decreto Legislativo correrão por conta de verba existente na Secretaria da Casa.


Ron do Povo solicita da Coelba serviços na rede elétrica de rua do bairro Gabriela 



Na manhã desta quarta-feira (14), a Câmara Municipal de Feira de Santana aprovou, em votação única e por unanimidade dos presentes, o Requerimento de nº 147/2019, de autoria do vereador Ron do Povo (PTC), que solicita da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) o afastamento dos fios da rede de alta tensão, “para efetivação de segurança e prevenção de acidentes”, Serviço Móvel de Urgência (SAMU) na rua Alto de Santana, em frente à casa 280, bairro Gabriela.

 

Zé Filé trata de segurança, C.A e obras em Feira de Santana


No uso da tribuna, na sessão ordinária desta quarta-feira (14), na Casa da Cidadania, o vereador Zé Filé (PROS) tratou sobre segurança pública, Centro de Abastecimento e obras realizadas pelo Município.

Antes de adentrar aos assuntos, o edil repercutiu o assunto tratado anteriormente quando o líder governista Marcos Lima (Patriota) afirmou que a Bahia tem dois governadores. “Interessante quando se fala de dois governadores; essa moda se iniciou em Feira. De 2009 pra cá temos dois prefeitos: um que manda e um que obedece. Quando os vereadores falam de prefeito, tem que pedir para dizer o nome porque não sabemos de quem estão falando”, disse Zé Filé.

Segurança

O vereador disse mais que não é a favor da construção de outro presídio em Feira de Santana, como propôs o governador. “O bom seria construir escolas e não presídio. Sou a favor de que o Governo dê atenção às crianças. Em 1982 quem deu de presente o presídio para Feira foi ACM, junto com o então candidato a vereador José Ronaldo de Carvalho. Eles querem segurança, mas não querem ter onde colocar os criminosos”, pontuou.  

C.A

Ainda no uso da tribuna, o edil teceu críticas ao Centro de Abastecimento. “Está completamente abandonado e dizem que o Município não tem nada a ver com isso.  Mas, tem a Guarda Municipal que tem a função de proteger o patrimônio público. Pela população que temos hoje na cidade, deveríamos  ter uns 500 guardas a mais porém, a Prefeitura prefere contratar  rapas e pagar da maneira deles, que fazer concurso e contratar mais guardas.  O efetivo da guarda é pequeno. Acredito que essas contratações são até irregulares e as pessoas não têm preparo para lidar com o povo, já chegam tomando os carrinhos da mão dos pais e mães de família. Eles deveriam ser presos, pois roubam as mercadorias das pessoas, que muitas vezes tomaram dinheiro emprestado para comprar as mercadorias que estão vendendo”, avaliou.

Em aparte, o também oposicionista Roberto Tourinho (PV) disse ter recebido no momento do discurso do colega, fotos do Centro de Abastecimento. “Recebei agora fotos de comerciantes do C.A, mostrando a situação do local. Queria fazer um convite ao líder e vice-líder para irmos lá após a sessão para comprovar se as fotos são verdadeiras. Vamos lá dá uma volta no local. É a oportunidade que terão para desmascarar os vereadores de oposição. Acredito que não perderão a oportunidade de dizer que Tourinho e Zé Filé estão errados. Vou aguardar para o término da sessão para irmos juntos até lá”, convidou.

Obras

Para finalizar, Zé Filé afirmou que o Município inicia as obras e não termina. “O Governo iniciou uma obra na praça de alimentação ano passado, com previsão de término para  60 dias e até hoje ela não foi concluída. Uma obra que custou mais de R$ 18 mil. O memorial do caminhoneiro foi quase R$ 50 mil só para pintar com cal. Parece que é mentira, mas é verdade. Nosso dinheiro está sendo jogado fora. Vamos visitar os PSFs para saber como estão e pedir ao prefeito para investir o dinheiro no local certo. O centro da cidade precisa de obras sim, mas é preciso terminar também. Falo isso e comprovo, não tenho preocupação em dizer. Me digam qual começou e terminou, porque a maioria começou e não terminou”, findou.  

 

Marcos Lima rebate críticas de Roberto Tourinho


Em pronunciamento, na sessão ordinária desta quarta-feira (14), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o edil e líder do Governo na Casa, Marcos Lima (Patriota), rebateu as críticas feitas ao Centro de Abastecimento pelo oposicionista Roberto Tourinho (PV).

“O C.A é um entreposto que atende a várias cidades. Hoje não é o momento de irmos, podemos ir outro dia, quando o local estiver mais tranquilo. O prefeito reconhece que precisa melhorar e se comprometeu em fazer isso. Ele será requalificado, assim como o centro da cidade. O prefeito tem essa consciência e esse compromisso”, pontuou Marcos Lima.

E continuou apresentando as melhorias que o Município tem feito na cidade. “Tem feito recapeamento asfáltico em vários locais, a exemplo da Avenida Tomé de Souza; colocou monitores de trânsito nas ruas; transferiu a Secretaria de Desenvolvimento Econômico para dentro do C.A, pois sabe da importância daquele entreposto. Porém, o governador não está dando atenção à nossa cidade, principalmente na segurança, mas o Município busca suprir. O Estado faz obras e não termina, como na Lagoa Grande e no bairro Caseb”, disse.

O líder pediu que a oposição reconheça as falhas do Estado para com Feira. “Não fale apenas do C.A, fale também do que precisa, fale do Caseb. Mas, sabe por quê ele não termina as obras? Porque está falido. Não tem condições de pagar ao Banco do Brasil e agora está tomando empréstimos fora do país. No Brasil ele não tem mais capacidade financeira para tomar empréstimos. Os servidores estão sem aumento salarial há cinco anos; o Centro de Convenções nunca foi terminado; nosso aeroporto também não. Mas, fez birra com o Presidente da República não permitindo que a PM fizesse sua segurança no dia da inauguração do aeroporto de Vitória da Conquista. Ele não está preocupado com a segurança do Presidente, vai estar com a da população?”, indagou.

E criticou a violência em Feira de Santana. “Mas, o governador está preocupado em construir presídios. Não tem ofertado segurança pública para Feira de Santana, que tem sido eleita uma das cidades mais violentas da Bahia; os números são alarmantes. Cresce diariamente o número de mulheres vítimas de violência e o Estado faz o quê? Nada. Ele já lavou as mãos para a Uefs, para o Cuca e mais”, ressaltou.

Em aparte, o edil Cadmiel Pereira (PSC) tratou com ironia o índice de violência em Feira. “Se Feira de Santana está segura, vou pedir ao Jornal Folha do Estado que pare de mentir. Então, os dados que o Jornal traz sobre a violência não são verdadeiros. Todo final de semana é crime, é morte, é bala, é sangue. Não temos escola construída pelo Estado, que passou nove anos para terminar uma no bairro Viveiros; não tem reforma na Uefs, não tem reajuste salarial do servidor. Só tem sangue no Jornal, dor, vejo a hora dele ser impresso em folhas vermelhas e o Centro de Abastecimento é mais um equipamento que vem sofrendo com isso”, findou.   

 

Carlito pede que oposição apresente soluções para os problemas de Feira


No uso da tribuna, na sessão ordinária desta quarta-feira (14), na Casa da Cidadania, o vereador Carlito do Peixe (DEM) teceu críticas aos discursos oposicionistas e pediu que soluções sejam apresentadas ao invés de apenas pronunciamentos críticos.

“Gostaria de ver um Projeto de Lei da oposição com propostas de solução de problemas; quero que tragam as dificuldades da administração e apresentem soluções. Feira esta no rol das cidades que tem oposição que procura travar o desenvolvimento e administração da cidade. Por exemplo, recentemente o que houve com o BRT, onde a oposição criou um atraso de quase um ano da obra. Quanto mais trava, para eles é motivo de orgulho. Apresentam solução nos discursos, mas na prática não. O centro da cidade precisa ser organizado. A saída encontrada por José Ronaldo para isso foi fazer uma PPP, discutindo com a Casa, com a sociedade, com sindicatos. Foram cadastrados 1800 camelôs, depois surgiram mais. Quero saber da oposição, qual a solução para tirar todos das ruas”, questionou Carlito.

E continuou. “Não podemos permitir que a cidade continue com o centro sem organização. Só tem críticas, porradas, não dão sugestões para solucionar os problemas.  O shopping será inaugurado, mas já estamos vendo as dificuldades que teremos. É preciso revitalizar o centro sem prejudicar os trabalhadores, pois como está não pode ficar”, disse.

E tratou sobre o Centro de Abastecimento. “José Ronaldo reformou o mercado de carnes, de peixes, o balcão frigorifico, mudou piso, cobertura, reformou banheiro, que se se for olhar hoje está todo quebrado. O muro já foi fechado e  hoje está quebrado. Ai  a ideia de terceirizar, para que isso acabe. Os próprios comerciantes não cuidam do local, descartam os alimentos em qualquer lugar. Quando vamos melhorar isso? Se a oposição tem solução, apresente.  Vou sempre ao C.A, tenho amigos comerciantes lá, mas vejo que nos dias de feira e pós -feira é triste de ver, porque há sujeira. Só fazer o mais fácil, que é falar e bater é bom, mas digam a solução. Cadê que não apresentam as melhorias que o Governo? Hoje é dia de feira, portanto o local fica cheio, caminhões descarregando, ai a oposição faz críticas”, observou.

Para finalizar, Carlito reforçou a ideia de que todos devem lutar pelo crescimento e desenvolvimento da cidade. “Precisamos melhorar o visual de Feira, a infraestrutura para que quando os empresários cheguem, vejam um centro organizado. Isso é lutar por Feira, é ajudar a melhorar e não ficar só mostrando a parte podre. Lutamos para melhorar e a oposição luta pelo contrário. Esperamos que as ações sejam feitas com paz, precisamos melhorar o centro da cidade, o C.A. parece que quanto pior, melhor para a oposição”, findou.   

 

Tourinho rebate discurso de Carlito do Peixe


Em pronunciamento, na sessão ordinária desta quarta-feira (14), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o edil Roberto Tourinho (PV) rebateu as críticas do colega Carlito do Peixe (DEM) de que a oposição deve apresentar soluções e não apenas apontar os problemas.

“Quando ouço a bancada fazer a defesa do Governo, não me surpreende porque esse é o papel deles. Quando ouço Carlito falar do centro comercial de Feira, que está desorganizado, com ambulantes tomando as calçadas, o que me causa indignação é que o grupo político que aí está, tem 20 anos no poder e nada fez. Não estamos falando de um governo que tomou posse agora não. O que Ronaldo fez pelo centro de Feira durante estes anos? O que Tarcízio fez pelo centro? São quase 20 anos, então não posso ouvir isso e me calar”, pontuou Tourinho.

 E continuou. “E agora fazem discurso como se estivessem assumindo o governo agora. O mesmo acontece no Centro de Abastecimento: quase 20 anos e nada fez. Lá tinha uma pessoa explorando uma área do Município, para estacionamento, como se proprietário fosse e o Governo não fez nada. A situação mudou depois de uma audiência pública realizada nesta Casa. Em qualquer país, um local como o C.A estaria interditado, pois é onde vende alimentos que estão sendo contaminados com a sugeira”, disse.

O vereador lembrou mais que desde 2008 Feira de Santana não atinge a média o Ideb. “E fazem discurso como se tivessem sido eleitos em 2016. Ouvi o discurso de um secretário falando da Avenida Artêmia Pires, relatando que os condomínios a invadiram. Quem foi o culpado por isso ter acontecido, sendo que todo esse tempo temos o mesmo governo? Falam do BRT como se a oposição fosse culpada pelas obras paradas. O PT ingressou, à época, com uma ação na Justiça que parou a obra por três ou quatro meses; já estamos em 2019 e vocês não falam de BRT. Queremos que o equipamento funcione porque foram R$ 100 milhões investidos, mas não gostam quando perguntamos quando ele será inaugurado”, avaliou.

Segundo Tourinho, “As casinhas de pombo construídas em algumas avenidas estão servindo de criatório de mosquito da dengue, o criatório mais caro do país. Quando dizem que a oposição deve apresentar soluções, os secretários são pagos para isso e se não fazem, que entreguem as secretarias, pois têm pessoas capacitadas para assumi-las”, disse.

Em aparte, o também oposicionista Zé Filé (PROS) afirmou que o dever da oposição é levar para o prefeito as carências do Município. “Temos que levar a miséria que está nossa cidade. A solução temos sim, mas ele não aceita. Consegui para o bairro Feira X R$ 600 mil de emendas, mas não sou eu quem vou dizer aonde gastar, é o prefeito quem faz isso”, lembrou.

Para finalizar, Tourinho ressaltou que a oposição votou na Casa um empréstimo para a requalificação do centro da cidade. “Com a exceção de Nery, todos aprovaram o empréstimo, mas denunciamos quando o Governo quis pagar milhões a uma empresa só para fazer o Projeto da requalificação. Estamos contribuindo, mas não temos culpa se falta competência do Governo para entender que ele nada faz. Temos que falar, mas ficam incomodados porque são irresponsáveis. Desviaram R$ 100 milhões da saúde, ainda há pessoas presas por isso”, findou.  

 

Bililiu se mostra a favor das mulheres vítimas da violência


No uso da tribuna, na sessão ordinária desta quarta-feira (14), na Casa da Cidadania, o vereador João dos Santos (Cidadania) elogiou o discurso da colega Gerusa Sampaio (DEM), que fez a defesa das mulheres vítimas de violência.

“Quero falar das belas palavras da colega Gerusa Sampaio; parabéns e vou acrescentar: esse ato covarde, que alguns homens praticam, é intolerável, perante os que têm vergonha na cara. Não podemos admitir que façam da mulher um objeto, quem assim faz deve ser punido da forma mais dura que a Lei permitir. Eu confio muito na delegada Clécia, juntamente com a equipe e espero que esse marginal vá para atrás das grades o mais rápido possível”, pontuou Bililu.

E continuou. “Acredito no potencial da doutora Clécia, a vejo como uma das mais competentes na Polícia Civil. Todos os edis são a favor da mulher e não podemos aceitar críticas impensadas sobre nós”, findou.  

 

Secretário Pablo Roberto irá acelerar o atendimento das mulheres vítimas de violência


No uso

Com informações da Camara Municipal
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo