Pesquisa Afrodescendentes & Política revela falta identificação com pautas, candidatos e partidos políticos » Política » Notícias » Infocultural

Pesquisa Afrodescendentes & Política revela falta identificação com pautas, candidatos e partidos políticos

Política - 13/12/2017

A pesquisa online foi realizada pela B4B - BAP for Business - consultoria de estudos mercadológicos do Painel BAP, entre os dias 17 e 27 de novembro, com 1067 eleitores da cidade de São Paulo para entender as percepções políticas dos afrodescendentes. Os resultados apontam, por exemplo, que 30% dos brasileiros negros não se sentem representados pelas pautas, candidato, partidos e políticos da atualidade, além de não se identificam com nenhum posicionamento político, revelando que questões levantadas pelos políticos ou não levam em consideração ou não atendem as especificidades da população preta.

Apesar da falta de representatividade de candidatos, 64% dos entrevistados conhece algum político negro e/ou mais relevantes, tendo como destaque Lecy Brandão, que foi citada por 78,3% dos participantes. Além dela, Benedita da Silva (64,9%)  e Marina Silva (80,9%) também tiveram posição de destaque.

Para as eleições de 2018, Joaquim Barbosa (24/%), MV Bill (22,4%), Lula (22%) e Fernando Haddad (21,5%) foram citados de maneira espontânea para receber votos, casos se candidatassem. Os mais rechaçados são Jair Bolsonaro (75.5%), Geraldo Alckmin (71%) e João Dória (69,3%).

Principais revelações da pesquisa:

Problemas da capital (SP)

1ª Educação

2ª Saúde

3ª Segurança

Prefeito João Dória – avaliação da gestão

58% Péssimo

14% Regular

14% Ruim

11% Bom

3,0% ótimo

Aspectos gerais

89% Discordam que lugar de mulher é dentro de casa

71% Votariam em candidatos homossexuais

66% São a favor de casamento entre pessoas do mesmo sexo

Sobre Painel BAP

Fundado em setembro de 2016 o Painel BAP é o primeiro painel de consumidores afrobrasileiros. Na prática, o painel estabelece uma ponte entre as empresas que precisam entender melhor seus consumidores e as pessoas que querem opinar e serem recompensadas com produtos e serviços de afroempreendedores.  Este ciclo de prosperidade é representatividade é baseado no princípio africanista Ubuntu aplicado à gestão de negócios.

Simone Grazielle/Ascom
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo