Procuradoria reitera denúncia contra Lula e Delcídio por obstrução à Justiça » Política » Notícias » Infocultural

Procuradoria reitera denúncia contra Lula e Delcídio por obstrução à Justiça

Política - 21/07/2016

O Ministério Público Federal (MPF) denunciou nesta quinta-feira (21) à Justiça de Brasília o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seu amigo José Carlos Bumlai, o ex-senador Delcídio do Amaral, o banqueiro André Santos Esteves, o ex-assessor de Delcídio, Diogo Ferreira Rodriguez, o advogado Edson Siqueira Ribeiro Filho, e o filho de Bumlai, Maurício Barros Bumlai.

Todos são acusados de "agirem irregularmente para atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato" ao planejarem impedir que o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró assinasse acordo de delação premiada com a força-tarefa de investigadores da operação.

O caso já havia sido denunciado pelo procurador geral da República (PGR), Rodrigo Janot, em dezembro do ano passado. No entanto, em decorrência da perda de foro privilegiado do ex-senador envolvido, Delcídio do Amaral, e também pelo fato de o crime ter ocorrido em Brasília, a denúncia foi enviada à Justiça Federal do Distrito Federal. Com essa redistribuição, o MPF do DF foi acionado para se manifestar sobre a ação penal e concluiu pela confirmação integral da denúncia prévia do PGR.

Além de confirmar os elementos apresentados, o procurador da República Ivan Cláudio Marx faz acréscimos à peça inicial, com o objetivo de ampliar a descrição dos fatos e as provas que envolvem os acusados. Os crimes apontados estão previstos nos artigos 2º, § 1º, da Lei nº 12.850/2013, art. 357 do CP e art. 355 do Código Penal.

*Com informações do Estadão Conteúdo e da Agência Brasil

iG São Paulo
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo