Projeto social e atleta da Bahia são agraciados com Medalha Mérito Desportivo Militar » Política » Notícias » Infocultural

Projeto social e atleta da Bahia são agraciados com Medalha Mérito Desportivo Militar

Política - 27/02/2015
Os soldados da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), Roberto Costa e José Modesto, foram agraciados, na manhã desta sexta-feira (27), com a Medalha Mérito Desportivo Militar do Ministério da Defesa. Os dois são instrutores no projeto 'Karatê do Saber - Guerreiros do Rio Sena', iniciativa da PM-BA que oferece a prática esportiva a crianças e adolescentes de 7 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social.
A entrega aconteceu no Grupamento de Fuzileiros Navais de Brasília (DF) e foi presidida pelo ministro da Defesa, Jaques Wagner. Na ocasião, Wagner lembrou-se de outra iniciativa desenvolvida para beneficiar o universo juvenil: o programa Forças no Esporte (Profesp). "Entre os agraciados de hoje também temos representantes do Profesp. O programa oferece treinamento e atividades esportivas a 15 mil crianças e jovens, em 25 unidades da federação, em aproximadamente 144 núcleos", disse.
E completou: "ao longo dos próximos quatro anos o Profesp deve duplicar a quantidade de beneficiados. Iniciativas como essa contribuem tanto para o esporte nacional quanto para a inclusão social de meninos e meninas ao oferecerem treinamento, apoio e oportunidade de superação".
A medalha foi concedida a 136 personalidades civis e militares. Ela é uma comenda entregue desde 2006 a atletas e autoridades que tenham prestado relevantes serviços ao desporto brasileiro. Sobre o projeto que trabalha, o soldado José Modesto contou que o 'Karatê do Saber' é gratuito e conta com 160 alunos que têm aulas às terças e quintas.
O soldado Roberto Costa explicou que o projeto é desenvolvido por meio do 'Pacto pela Vida' e tem o objetivo de resgatar crianças da linha infracional e aproximar a sociedade da Polícia Comunitária de Salvador (BA). Criado há pouco mais de dois anos, já possui uma campeã pan-americana, a estudante Riquele Tancredo Santos. "Nós acompanhamos o rendimento dos alunos na escola e uma das obrigatoriedades para que participem do programa é estar matriculado em uma instituição de ensino", disse Costa.
Atleta baiana
No evento de hoje (27), atletas civis e militares foram agraciados e abrilhantaram a cerimônia com suas presenças. Uma delas foi a maratonista aquática Ana Marcela Jesus Soares da Cunha, de 22 anos. Soteropolitana, a esportista foi campeã mundial de 2011 e ganhou o prêmio de Melhor Atleta do Ano da Federação Internacional de Natação em águas abertas, em 2014.
Ana Marcela contou que, atualmente, está empenhada no campeonato que irá disputar no dia 28 de julho. "Não dá para pensar em nada além disso", falou. Sua rotina inclui oito horas diárias de treinos de segunda a sábado. "Comecei a nadar aos dois anos de idade, mas sou profissional desde 2006".
Ana Patrícia da Cunha, mãe da nadadora, afirmou que a medalha do Mérito Desportivo Militar é um reconhecimento ao trabalho da filha. "É emocionante esse momento. Não deu para segurar as lágrimas na hora do Hino Nacional. É uma injeção de autoestima para ela", orgulhou-se.
Secom/GOVBA
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo