Espetáculo celeste desperta a atenção no início da noite » Especiais » Notícias » Infocultural

Espetáculo celeste desperta a atenção no início da noite

Especiais - 03/07/2015
Espetáculo celeste desperta a atenção no início da noite Réplica do foguete Saturno V, que fez a viagem à Lua há 40 anos - Foto: Ascom

Nos últimos dias, um fenômeno astronômico tem despertado a atenção de muita gente que observa os céus. Os planetas Vênus e Júpiter ficaram lado a lado entre 30 de junho e 1º de julho, proporcionando um espetáculo para os amantes da Astronomia e pessoas que o olham o movimento dos astros celestes.

A proximidade entre os planetas ainda pode ser vista a olho nu de qualquer lugar do planeta após o sol do Sol, na direção poente, a oeste. Chama a atenção pelo brilho característico dos planetas, mais intenso que o das estrelas. A cada dia, eles vão se distanciando um do outro.

O fenômeno foi acompanhado pelo Clube de Astronomia de Feira de Santana, entidade vinculada ao Observatório Astronômico Antares da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

De acordo com o professor José Carlos Santos, membro do Observatório, este alinhamento entre os planetas é comum e, apesar de parecer que estavam bem próximos, Vênus e Júpiter estavam separados a milhões de quilômetros. “Os planetas estão em constante movimento e isso faz com que fenômenos como este ocorram”, explicou.

Localizado na rua da Barra, bairro Jardim Cruzeiro, o Observatório Antares está aberto para visitação, através de agendamento, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h e das 14 às 18h. Já nas terças e quintas, das 18h30 às 21h30, o público pode participar das Noites de Observações do Céu. Mais informações pelo telefone (75) 3624-1921.

Acesse o site do Observatório Astronômico Antares:www.uefs.br/antares

Ascom/Uefs
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo