No total são oferecidas 60 vagas, divididas em duas turmas (Turma I CFP, campus Amargosa, e Turma II CAHL,campus Cachoeira) e somente poderão concorrer os servidores e alunos egressos da UFRB. Cada turma terá a seguinte proporção de vagas: 20 vagas destinadas para alunos egressos e 10 para servidores de toda universidade.
Para realizar sua inscrição, o candidato deverá enviar, via sedex, para o Centro de Formação de Professores (CFP), os seguintes documentos: formulário de inscrição preenchido; carta de intenção com no máximo 02 (duas) páginas; cópia autenticada do Diploma de Graduação; cópia autenticada do Histórico Escolar de Graduação; cópia da Carteira de Identidade, do CPF e do Título de Eleitor, devidamente autenticados; Curriculum lattes e duas (duas) fotos 3X4 e contracheque ou declaração de servidor da ativa da UFRB.
O resultado final do processo seletivo será divulgado dia 03 de setembro de 2014 e estará disponível no site da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI).
Inscrições abertas para a III Reconcitec: participantes,
monitoria e submissão de trabalhos
Estão abertas as inscrições para a III Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia - RECONCITEC. O evento é promovido pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e este ano será realizado nocampus de Cruz das Almas, entre os dias 21 a 23 de outubro. As inscrições para participantes podem ser feitas, exclusivamente, pela internet (http://www.3reconcitec-ufrb.ufba.br/) até o dia 03 de outubro.
Já para submissão de trabalhos o prazo é até 15 de agosto. Podem submeter resumos na RECONCITEC, apenas os discentes e docentes da UFRB, sendo obrigatória a participação dos bolsistas de Iniciação Científica. Cada autor terá direito de enviar até, no máximo, dois resumos. Para tanto é necessário acessar o sistema (http://www.3reconcitec-ufrb.ufba.br/) com a mesma senha da inscrição, acessar o tópico "submissão de atividade" e optar pelo tipo "resumo".
Também estão abertas as inscrições para o processo seletivo de monitoria voluntária para o evento. As inscrições para seleção de monitores, abertas desde 28 de julho, podem ser feita até 29 de agosto na secretaria do PIBIC da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação, Criação e Inovação (PPGCI), ou diretamente com os gestores de pesquisa dos Centros de Ensino.
A seleção consistirá das etapas de inscrição, análise de pré-requisitos e comparecimento à reunião de treinamento. Serão selecionados os candidatos com disponibilidade de horário, conhecimento básico em informática e predisposição para o trabalho em equipe. Como critério de desempate será adotado a ordem cronológica de inscrição.
O resultado da seleção será divulgado até o dia 29 de setembro. Os selecionados deverão desenvolver as atividades que lhes forem atribuídas entre os dias do evento e eventualmente nos dois dias anteriores e receberão certificados de monitor.
Confira o Edital de Monitoria – RECONCITEC.
Mais informações na página da RECONCITEC e da PPGCI.
UFRB divulga edital de acesso ao segundo ciclo
do BIS, vagas para Medicina e Enfermagem
O candidato deverá acessar o site do Segundo Ciclo e seguir as orientações contidas na tela. Após a inscriçãoonline, o candidato deverá entregar ao Núcleo de Apoio Acadêmico (NUAC) do Centro de Ciências da Saúde (CCS) cópia do requerimento de inscrição, uma via atualizada do histórico escolar, completo e oficial, Diploma de Conclusão de Curso ou Declaração de Concluinte de Curso expedida pela Coordenação do Curso
Das vagas, sete são para Medicina e quatro para Enfermagem. Somente poderá concorrer às vagas o discente da UFRB que: a) tenha concluído o curso Bacharelado Interdisciplinar em Saúde da UFRB, nos semestres 2012.2, 2013.1, e 2013.2 e, somente para os discentes que concorrerem ao curso de Medicina, b) tenha cursado com aprovação as disciplinas Morfofuncionais I, II e III; Biointeração e Aspectos Fisiopatológicos e Farmacológicos do Processo Saúde e Doença, somente para os discentes que concorrerem ao curso de Medicina.
O resultado ficará disponível nos quadros de avisos do NUAC, até o dia 12 de agosto de 2014 e divulgado pela internet nas páginas do CCS e PROGRAD. Os aprovados deverão confirmar sua matrícula, de acordo com as etapas estabelecidas no edital.
Confira o Edital N°11/2014.
Mais informações: PROSEL
Revista Magistra moderniza o processo de submissão de trabalhos
A Revista Magistra, períodico do Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), acaba de adotar o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas - SEER, recomendado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT, e comunica que está reaberto o processo de submissão de trabalhos nestas áreas.
"O objetivo da adoção do sistema é garantir maior agilidade no processo de apreciação dos manuscritos e qualificar e modernizar o processo de submissão de trabalhos", explicou o editor-chefe, Alexandre Américo Almassy Junior. Para submeter artigos é necessário que os autores façam o cadastro de usuário no site da Revista, onde também estão as normas e orientações para submeter manuscritos.
O periódico recebe trabalhos nas categorias: Artigo Científico, Comunicação Científica e Artigos de Revisão, no formato Word (doc ou docx). Como parte do processo de submissão, os autores obrigatoriamente também precisam apresentar os seguintes documentos: Declaração de Interesse de Submissão de Manuscrito ao Conselho Editorial da revista Magistra; Manifestações de anuência de todos os autores com submissão à revista Magistra; considerações éticas em relação ao trabalho e declaração de responsabilidade pela não existência de plágio. Os modelos estão disponíveis online.
A Magistra é um periódico científico de publicação trimestral com mais de 30 anos de história na divulgação de conhecimento científico nas áreas de ciências agrárias, ambientais e biológicas. O periódico é reconhecido pelo Qualis CAPES como B3 e filiado à Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC) e encontra-se indexado na AGROBASE (Coordenação de Informação e Documentação Agrícola /Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento) e AGRIS (Information System for the Agricultural Science and Technology/FAO).
Mais informações sobre como submeter trabalhos em: magistraonline