O digital e o ensino » Educação » Notícias » Infocultural

O digital e o ensino

Educação - 06/08/2018
O digital e o ensino O evento vai estabelecer conversas sobre comportamento e cultura em mesas e oficinas

Painel Digital terá mesa sobre as oportunidades

de aprendizado em conjunto no ambiente digital

Pelo mundo afora existem iniciativas que usam o digital para construir ambientes de inclusivo de aprendizado em conjunto. Para falar um pouco mais sobre este tema o Painel Digital trará no dia 19 de agosto, às 15 horas, a mesa Rede Colaborativas e Aprendizado. Nela, Henrique Foreti, RoboLivre, e Débora Abdalla, Projeto Onda Digital mediados por Vicente Aguiar, Colivre, baterão um bate-papo redes colaborativas, comunidades virtuais, ensino e conhecimento compartilhado.
Curador dos principais eventos de Robótica e Tecnologia da América Latina, Henrique Foresti trará sua experiência para a conversa. Idealizador da plataforma RoboLivre, desde 2005, ajuda a promover o ensino da robótica para qualquer pessoa que tenha interesse. A metodologia Robolivre, desenvolvida a partir da plataforma online, ainda é usada para levar aulas presenciais de robótica às escolas públicas do Recife (cidade sede do projeto).
O engenheiro ainda desenvolve projetos de pesquisa e inovação creditados por diversas instituições de fomento, em especial nas áreas de robôs domésticos,  robótica pedagógica, robôs terrestres, veículos aéreos não tripulados e plataformas de telemetria, processamento e comunicação. Engenheiro de sistemas no CESAR e Doutorando no Cin UFPE, fomenta competições de Robótica em diversos estados do Brasil, presencialmente ou pela internet.
Com trabalhos realizados em temas como inclusão sociodigital, informática na educação, educação em computação, computação e sociedade, ontologias, lógicas de descrições e web semântica, Débora Abdalla falará das facilidades e desafios que enfrenta no seu dia a dia. Professora de Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia, é pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Informática, Educação e Sociedade - ONDA DIGITAL (UFBA), programa de inclusão sociodigital. Também participa do grupo FORMAS - Formalismos e Aplicações Semânticas da UFBA
O mediador da conversa será Vicente Aguiar, organizador e co-autor do livro 'Software Livre, Cultura Hacker e Ecossistema da Colaboração', sócio fundador e gestor de projetos da COLIVRE, além de membro da equipe do Projeto Noosfero – uma solução em software livre, onde é possivel criar a sua própria rede social e ali usar de seus diversos recursos como blog, fórum de discussão, portfólio online e agenda de eventos.
Painel Atitude Digital - Big Bata, Cidades Inteligentes, Redes Colaborativas, Representatividade, Comunicação Digital, Influência, Aprendizado, Robótica, Interações Sociais e Comunidades, serão os temas debatidos na primeira edição do Painel Atitude Digital. O evento vai estabelecer conversas sobre comportamento e cultura em mesas e oficinas com a participação de nomes locais e nacionais de destaque, que têm contribuído para o estudo do ambiente digital, e suas evoluções.Ao todo são cinco mesas e duas oficinas, que buscam apresentar conexões entre as mudanças no nosso olhar perante o mundo e as principais tendências da cultura digital
Incentivo à cultura - A CAIXA investiu mais de R$ 385 milhões em cultura nos últimos cinco anos. Em 2018, nas unidades da CAIXA Cultural em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, está prevista a realização de 244 projetos de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música, Teatro e Vivências.

A CAIXA Cultural Salvador foi inaugurada em 1999, no prédio datado do século XVII, que já abrigou a antiga Casa de Orações dos Jesuítas e onde, ao longo da história, já trabalharam personalidades como Glauber Rocha, Caetano Veloso e Lina Bo Bardi.

Após ser tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e restaurada pela CAIXA, a Casa hoje oferece ao público duas galerias de arte, um anfiteatro, um salão para espetáculos, uma sala para eventos e uma sala de oficinas, constituindo importante espaço de difusão cultural localizado no centro de Salvador (BA), com sala para eventos e uma sala de oficinas, constituindo importante espaço de difusão cultural localizado no centro de Salvador.

 


Serviço

Painel Atitude Digital

Quando: 17, 18 e 19/08/2018 – (Sexta, Sábado e Domingo)

Onde: Caixa Cultural Salvador, Rua Carlos Gomes, 57, Centro.

Entrada Franca, observada a capacidade do espaço - Estacionamento gratuito ao lado nos dias 17 de agosto, a partir das 18h e 18 e 19 de agosto, a partir das 14h.

Horários do evento:

17/08/2018 - a partir das 18 horas

18 e 09/08/2018 - a partir das 14horas

Classificação: Livre

Laboratório da Notícia
© Todos os direitos reservados. 2014.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo