Holiste participa de debate sobre suicídio na UFRB » Educação » Notícias » Infocultural

Holiste participa de debate sobre suicídio na UFRB

Educação - 19/07/2018

A psicóloga Caroline Severo e o psiquiatra Victor Pablo, profissionais que atuam na Holiste Psiquiatria, vão fazer parte de um debate interdisciplinar sobre a vida mental na sociedade contemporânea e suas desordens, que ocorre na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), no Campus de Cachoeira/BA.

O evento “(In) existência, cultura, suicídio” reúne diversos debatedores e ocorre no dia 25/07, às 9h. Os profissionais da Holiste participarão da mesa com o sociólogo Antonio Mateus Soares e o antropólogo Wilson Penteado.

O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas antoniomateusufrb@gmail.com.

O suicídio ainda é um problema pouco abordado diante dos danos que gera. Entre o tabu de que falar deste assunto gera mais suicídios e o preconceito fruto do desconhecimento sobre a gravidade dos transtornos mentais, a realidade é que este ato de extremo desespero é uma das 10 principais causas de morte em todo mundo, e estima-se que ocorram 32 mortes por suicídio ao dia no Brasil. Em 2016, a Bahia registrou oficialmente 412 casos de suicídio – ou seja, mais de uma morte por dia. Casos recentes chamam mais uma vez para a necessidade de se abordar este tema.

“Muitas vezes a pessoa não quer, necessariamente, morrer, mas dar fim ao sofrimento. Ou seja, não é algo racional, sobre o qual ela pensa. Esse tipo de suicídio é possível de prevenir, uma vez que os pacientes que se encontram nesse estágio sempre dão algum tipo de recado. Eles sinalizam”, informa o médico psiquiatra da Holiste, Vitor Pablo.

Agência de Textos Comunicação Corporativa
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo