Mais de 7 mil alunos serão beneficiados pelo Música na Escola » Educação » Notícias » Infocultural

Mais de 7 mil alunos serão beneficiados pelo Música na Escola

Educação - 27/11/2014
Mais de 7 mil alunos serão beneficiados pelo Música na Escola Jayana Ribeiro projeta formar 47 corais performáticos e três tradicionais - Foto: SecomPMFS
A formação de uma orquestra sinfônica infantojuvenil, de fanfarras distribuídas pelos distritos de Feira de Santana, dezenas de corais e ainda formação em outras modalidades. Estão são algumas das ações do Programa Música na Escola, lançado na manhã desta quinta-feira, 27, na Fundação Senhor dos Passos, Baraúnas. Professores, gestores, estudantes da rede municipal e autoridades prestigiaram o lançamento que contou com a presença da Fanfarra Amor por Bonfim, do distrito de Bonfim de Feira.
O foyer da Fundação se encheu de música. Foram expostos instrumentos musicais que serão usados nas aulas de diversas modalidades e vão envolver mais 7 mil alunos da Rede Municipal entre 7 e 16 anos. Quando a Fanfarra Amor por Bonfim começou sua apresentação despertou ainda mais o interesse dos alunos da Escola Municipal Elizabeth Jonhson, situada nas imediações da Fundação, que assistiam a tudo.
A solenidade também contou com a apresentação do coral do Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Falcão de Amorim. “Nosso maior desafio é fazer a diferença no processo de aprendizagem dos nossos alunos. Por isso, precisamos pensar em programas e projetos socioeducativos que marquem a vida deles”, afirma a secretária de Educação, Jayana Ribeiro. “Nosso objetivo é formar 47 corais performáticos e três tradicionais; oito fanfarras nos distritos e ainda a Orquestra Sinfônica Infantojuvenil Princesa do Sertão”, comemora.
Jayana Ribeiro apresentou a equipe do Música na Escola; a professora Rosa Eugênia Vilas Boas de Santana, coordenadora do curso de Licenciatura em Música da UEFS será também responsável pela orientação geral do programa; a professora Célia Zaiin coordenará o Cantando na Escola, cujo objetivo é a formação dos corais; os músicos Gerson Pinto da Silva, Luiz Carlos Sousa Silva e Roque Marques atuarão na coordenação das fanfarras; e o professor Cláudio Cerqueira, que já atua no IFBA, será o responsável pelo Instrumenta que vai proporcionar aulas de teclado, violão popular, flauta doce e acordeon.
Já os monitores, instrutores e coordenadores serão escolhidos por seleção pública. O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista, destacou a importância da influência da música na vida dos estudantes. “Estamos criando oportunidade para que um número significativo de crianças revele seu talento, se desses alunos que vão participar das aulas pelo menos 10% se tornarem bons músicos, já estamos falando de 700 crianças. E é muito bom que esse despertar aconteça nessa fase da vida”, ressalta Jailton.
“Quero ver uma fanfarra viva em cada distrito com sua própria juventude. Esse programa dará vida, fará uma escola mais alegre e centenas de crianças mais felizes”, afirma o prefeito José Ronaldo de Carvalho. “Quero ver vocês, alunos, tocando a sanfona que eu nunca aprendi a tocar”, brinca.
O professor Luiz Carlos Sousa Silva, da Liga Cultural de Bandas Musicais da Bahia, agradeceu emocionado pela oportunidade. “Tenho 58 anos, já sou aposentado como professor, mas me sinto honrado de continuar o meu trabalho com essa equipe maravilhosa que vai fomentar a música na cidade”.
O encerramento da solenidade ficou por conta dos professores Cláudio Cerqueira e Rosa Eugênia Vilas Boas, que cantaram e tocaram a música “Nos bailes da vida”, de Milton Nascimento e Fernando Brant.
Secom/PMFS
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo