Feira terá plano piloto para Biblioteca Virtual » Educação » Notícias » Infocultural

Feira terá plano piloto para Biblioteca Virtual

Educação - 26/11/2014
Feira terá plano piloto para Biblioteca Virtual Galeno Amorim: "revolução silenciosa" - Foto: Washington Nery/Seom/PMFS
Feira de Santana contará com um projeto piloto para a implantação de uma biblioteca virtual. A plataforma já utilizada em diversas cidades do país foi apresentada na noite desta segunda-feira, 24, pelo ex-presidente da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, Galeno Amorim, no I Simpósio do Livro.
“Estamos vivendo uma revolução silenciosa, mas que pelo visto não deve ser tão silenciosa assim. Deverá fazer muito barulho. Isso é bom, pois o que é importante não é a ferramenta utilizada para leitura, mas sim o seu conteúdo”, destacou o palestrante sobre a utilização dos meios tecnológicos para a leitura de livros.
O sistema de biblioteca virtual está sendo estudado pela Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa em parceria com a Secretaria de Educação para a implantação desse modelo nas escolas da rede municipal de ensino. A palestra foi proferida para os gestores da educação municipal.
A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, aprovou o modelo apresentado pelo ex-presidente da Biblioteca Nacional. “Achei mais atrativo e interessante para os nossos jovens. Será um grande ganho para o nosso ensino se implantarmos essa tecnologia. As escolas precisam estar atentas para a tecnologia. É um erro achar que as crianças não tem acesso a internet”.
Segundo o presidente da Fundação, Antônio Carlos Daltro Coelho, o projeto piloto deve começar a ser implantado em março do ano que vem. “Fiquei muito entusiasmado com o projeto, principalmente por conta de nossa cidade ser digital, com mais de 90% dela coberta pela internet gratuita”, ressaltou.
Biblioteca Virtual
A Biblioteca Virtual apresentada pelo palestrante é conhecida como Árvore de Livros. O sistema consiste no empréstimo de e-books (livros digitais), inicialmente para os alunos da rede pública municipal de ensino. O acervo é composto por obras de interesse comum e livros recomendados pelas escolas.
“É preciso abraçar essa oportunidade e não esperar as coisas acontecerem. Vários exemplos mostram que além das crianças, estaremos incentivando as pessoas adultas para a leitura digital”, afirmou Galeno Amorim.
Para Jayana Ribeiro, o projeto pode “ultrapassar a maior barreira do ensino, que ainda está ligada ao giz e o quadro negro, otimizando o ensino, trazendo os jovens para mais perto dos conteúdos, mesmo que seja em uma nova plataforma”.
Secom/PMFS
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo