Neojiba inicia série de ações pelo aniversário de 10 anos com apresentação no TCA » Eventos » Entretenimento » Infocultural

Neojiba inicia série de ações pelo aniversário de 10 anos com apresentação no TCA

Eventos - 24/03/2017
Neojiba inicia série de ações pelo aniversário  de 10 anos com apresentação no TCA Oito concertos deverão ser executados ao longo deste ano.

Em uma noite de homenagens ao poder transformador da música, o programa Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), iniciou na noite de quinta-feira (23), no Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, a série de ações em comemoração aos dez anos de atuação no estado. As atividades, que acontecerão ao longo de 2017, foram apresentadas pelo maestro fundador do projeto, Ricardo Castro, e pelos secretários estaduais de Comunicação (Secom), André Curvello, de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Carlos Martins, e de Cultura (Secult), Jorge Portugal.

Oito concertos serão executados ao longo deste ano. Cada um terá um tema central, que será o fio condutor para a escolha das obras e das formações musicais integrantes dos 12 Núcleos do programa, como explica Ricardo Castro. “É uma série temática. São concertos que trazem retratos do Neojiba para o palco do teatro mais importante do Bahia, dando oportunidade para que esses jovens se apresentem aqui e mostrem suas qualidade e aptidões. Uma chance também para as famílias apreciarem seus meninos e assistirem ao resultado do trabalho que estamos realizando há 10 anos”.

O concerto de abertura das comemorações, ‘Alma Brasileira’, foi dedicado aos 130 anos de Heitor Villa-Lobos, um dos principais musico-educadores. O secretário Jorge Portugal, acredita que o Neojiba tem uma importância de transformação na realidade das pessoas e ampliação de seus horizontes. “A arte humaniza as pessoas, desenvolve o potencial de cada indivíduo. Esse projeto, sem dúvida nenhuma, vem fazendo isso pelos jovens da Bahia. São dez anos plantando no coração deles a possibilidades de chegar em lugares não imaginados em toda a vida”, afirmou.

Ao todo, 339 jovens participaram das apresentações. Para muitos, a chance de tocar no TCA foi a realização de um sonho, como é o caso do violoncelista Peter Almeida, 19 anos. “É uma noite inesquecível, tocar nesse palco que recebeu tantos grandes artistas. Por eu, digo, mais do que tudo, o Neojiba representa uma mudança de vida. Trabalhar com música é algo lindo, e é o meu maior desejo. Desde que eu comecei a fazer parte do programa muita coisa mudou para mim. Aprendi não apenas o valor da música, mas que é possível ter uma renda fazendo algo que amo”.

Desenvolvimento social

Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado, o Neojiba, uma ação da SJDHDS, tem por objetivo promover na Bahia o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. Os núcleos beneficiam cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado.

Para o secretário de Justiça, Carlos Martins, o programa é mais que um instrumento de estímulo à cultura, mas uma ferramenta de desenvolvimento social. “Nós trabalhamos nas áreas de vulnerabilidade social. Mais de 80% dos jovens que participam dos projetos são negros e estão morando em bairros de vulnerabilidade social. É um programa que busca reduzir a violência e oferecer alternativas de futuro aos jovens que moram nessas comunidades e de qualificação profissional. Eu acredito que o programa Neojibá tem tudo para se tornar uma referência nacional também como um programa social”.

Programação

A partir de abril, os 11 Núcleos de Prática Orquestral e Coral do programa irão circular pelos espaços públicos, comunitários e instituições da rede de proteção aos bairros onde atuam. Em maio, a violinista suíça Chiara Banchini se apresenta em Salvador acompanhada por integrantes do Neojiba. A orquestra Juvenil da Bahia fará concertos em festivais em São Paulo e Belo Horizonte. Em outubro, uma apresentação na Concha Acústica reunirá membros do projeto num grande concerto.

Secom/GOVBA
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo