Prêmio ‘Muito Obrigado, Axé’: GGB é homenageado pelos 35 anos de ativismo na Bahia » Eventos » Entretenimento » Infocultural

Prêmio ‘Muito Obrigado, Axé’: GGB é homenageado pelos 35 anos de ativismo na Bahia

Eventos - 02/09/2015
Prêmio ‘Muito Obrigado, Axé’: GGB é homenageado pelos 35 anos de ativismo na Bahia Prêmio ‘Muito Obrigado, Axé’: GGB é homenageado pelos 35 anos de ativismo na Bahia

Na próxima segunda-feira (7), o Grupo Quimbanda Dudu promove uma ação para celebrar os 35 anos do Grupo Gay da Bahia (GGB) pelo importante ativismo na Bahia e no Brasil, com o objetivo de agraciar pessoas representativas de coletivos negros envolvidos no combate ao racismo, homofobia e intolerância religiosa, líderes religiosos e casas de matriz africana na Bahia, distribuindo 35 troféus.

A premiação de honra “Muito Obrigado, Axé” será realizada às 16h, na Sala Walter da Silveira, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Barris.

Com apresentação de Michele Loren, o evento conta ainda com a palestra “As religiões de matriz africana: solidariedade na diversidade das orientaçõs sexuais, genero e igualdade”, com o professor e sacerdote de matriz africana Vilson Caetano, show da cantora Vércia Gonçalves, com repertório de raiz e diversidade, performances dos artistas transformistas Ivanelly Vergma e Luana Lins, e apresentação do Grupo Ágape de Poesia com os poetas Sandro Susuarana, Mariara Silva e Larissa Oliveira.

A Bahia tem sido palco da luta por liberdade religiosa, cultos afro lutam contra o preconceito em vários níveis, mesmo que as religiões de matriz africana, como candomblé e umbanda exercem forte influência na cultura brasileira. Entretanto, comunidades de terreiro são estigmatizadas e alvos de ódio religioso, em Salvador, a cidade mais negra da diáspora africana.

O prêmio “Muito Obrigado, Axé” integra a programação da IV Semana da Diversidade LGBT, que acontece em Salvador, entre os dias 6 e 13 de setembro, composta por eventos envolvendo seminários, palestras, música, dança, mostra de filmes, premiação, mostra de artes plásticas, feira de negócios e desfile de trios elétricos. O projeto tem como objetivo mobilizar a cidade para receber a 14ª Parada Gay da Bahia, que acontece no dia 13 de setembro, das 11h às 21h30, no Campo Grande, com expectativa de receber cerca de 900 mil pessoas.

A IV Semana da Diversidade LGBT é realizada pelo GGB e Grupo Quimbanda Dudu, com apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Saúde, Secretaria de Cultura, Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), Secretaria de Turismo e Bahiatursa, Prefeitura Municipal de Salvador, rádio Itapoan FM, site Dois Terços, Laboratório Sabin, Goethe-Institut e Consulado Geral dos Estados Unidos da América no Rio de Janeiro.

 

Confira a relação dos contemplados:

Tata Oseas Santana, Lobato, Izodelé;

Terreiro da Casa Branca, Ebome Nice;

Ilê Asé Casa de Oxumaré, Pai Paulo Cesar;

Pai Dari, Paripe;

Rita Santos, ABAM;

Terreiro de Mãe Santinha, em memória Alberto Pita;

Tata Júlio Braga, Simões Filho;

Terreiro São Jorge da Goméia, Lauro de Freitas;

Aritana de Oxossi , Dorom;

Bel de Oxum, São Tomé de Paripe;

Terreiro do Cobre, Federação;

Pai Augusto Cesar, Lauro de Freitas;

Bebete de Xangô, Suburbana;

Ebome Stela de Oxóssi, Retiro;

Tata Anselmo;

Jaime Sodré, historiador;

Obaraim, Lauro de Freitas;

Neinha, baiana de acarajé;

Baba Vilson Caetano, Lauro de Freitas;

Ialorixá Cecilia Soares, professora UNEB;

Tatá Ricardo, Camaçari;

Pai Pote de Santo Amaro;

Pai Raimundo Trocoli (Centro Umbandista Paz e Justiça), Luiz Anselmo;

Pai Aristides, Capim Arara, Lauro de Freitas;

Pai Valdemir (Terreiro de Santa Barbara), Lauro de Freitas;

Babalorixá Sergio, Irará;

Babalorixá Léo da Padilha 7 saia de Veludo, Calçada;

Babalorixá Santa Rosa, Liberdade;

Babalorixá Anthony Ulton, Liberdade;

Nadinho do Congo;

Ialorixá Jaciara Ribeiro, Itapuã;

Tatá Laércio Sacramento, Jauá, Camaçari.

Pai Passinho, Àguas Claras;

Babalorixá Paulo Paixão, Camaçari;

Tattá Kwa Inkise Mutá Imé, Cajazeiras 11.

 

Serviço

Prêmio “Muito Obrigado, Axé”

Data: 7 de setembro (segunda-feira)

Horário: 16h

Local: Sala Walter da Silveira - Biblioteca Pública do Estado da Bahia

Endereço: Rua General Labatut, 27 – Barris

Entrada franca

Helder Azevedo/Ascom
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo