Grupo apresenta nascimento de Cristo no centro da cidade » Eventos » Entretenimento » Infocultural

Grupo apresenta nascimento de Cristo no centro da cidade

Eventos - 17/12/2014
Grupo apresenta nascimento de Cristo no centro da cidade Gorete Figueiredo foi uma das atrações da noite - Foto: Jorge Magalhães/SecomPMFS
E de repente, a intervenção. Você daria pouso por uma noite a Maria e José? Pergunta uma das personagens da peça ambulante “O nascimento de Cristo”, encenada pelo Grupo Renascer pelas ruas centrais de Feira de Santana, a quem passa próximo. E as respostas são invariavelmente positivas, mesmo que nem sempre professem a mesma religião.
Com figurinos de época e acompanhados pelos reis magos, o grupo não passou indiferente ao público. “É um espetáculo simples mas muito belo. Muito belo, mesmo”, afirmou a comerciária Kattia Fernandes. Disse ainda que a apresentação do grupo é muito mais profunda do que um presépio vivo. “A interação com as pessoas é importante”.
Maria Betania Knoedt, uma das coordenadoras do grupo que existe há quase 30 anos, disse que as pessoas são pegas de surpresas, mas sempre estão abertas a participar. “Elas se assustam um pouco mas participam sem problemas do nosso espetáculo”.
O Renascer está presente em cinco ginásios da rede municipal – João Marinho Falcão, no Jardim Acácia, Ana Brandão, no Tomba, Joselito Amorim, no centro, Helena Assis, na Rocinha, e no Monteiro Lobato, nos Capuchinhos, onde ensina teatro ao alunado. Os temas trabalhados são diversos, como a sensibilização à doação de órgãos, violência contra a mulher, entre outros.
 
Coral de alunos emociona o público no Natal Encantado
Quem passou pelo estacionamento da Prefeitura de Feira de Santana, na avenida Gatúlio Vargas, se emocionou na manhã dessa terça-feira, 16. A apresentação do coral das escolas Professora Maria Helena Queiroz e Monsenhor Jossé Torres Cunha  despertou a atenção de todos.
Para Marivone Souza Silva, uma das coordenadoras do coral, tudo foi emocionante. Em seu primeiro ano entre os coordenadores do coral, a professora destacou o apoio de todos os funcionários das escolas para que a apresentação alcançasse o sucesso. Segundo ela, o coral também é uma forma de integrar alunos, professores e funcionários das unidades de ensino.
E não foi emocionante apenas para a professora Marivone. O ajudante de pedreiro João Paulo Pedro passava pelo estacionamento da Prefeitura, a caminho do trabalho, e parou para conferir o talento das crianças. Muito atento à apresentação, João Paulo, que é de São Paulo, assistiu pela primeira vez a um coral natalino. ``É muito bonito´´, destacou.
Para a freira Irmã Marcela, que parou para assistir a apresentação do coral pela primeira vez, tudo é divino. “É muito lindo, emocionante para as crianças e para os pais também, que acompanham seus filhos. Parei para ver e adorei”, disse.
A apresentação do coral foi parte da programação do Natal Encantado, que vem sendo desenvolvida pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer. As atividades culturais prosseguem até o próximo 23 deste mês.
 
Natal Encantado leva música clássica ao centro da cidade
O projeto Natal Encantado mostrou mais uma vez, nesta segunda-feira, 15, que a música erudita não é mais apreciada apenas por pessoas de classe social mais elevada. A apresentação do Coral da UEFS foi um grande exemplo disso.
O estacionamento da prefeitura, na avenida Getúlio Vargas, ficou lotado. Gente de todas as idades e classes sociais. Nem o barulho dos veículos na avenida atrapalhou. O local parecia uma sala de concertos. Foi cerca de 1 hora de boa música.
O público aplaudiu desde as peças mais populares à música clássica da melhor qualidade e tradição. A regência foi de Rosa Eugênia Vilas Boas, tendo como convidados jovens músicos da orquestra da igreja Assembleia de Deus e do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).
Para a professora Rosa Eugênia, o grande mérito do projeto Natal Encantado é a democratização dos shows de elevada qualidade. “Vários grupos que aqui se apresentam dificilmente entrariam na mídia se não fosse esse projeto”, analisa. “Venho assistir todos os dias porque me sinto bem”, disse a dona de casa Antônia dos Santos.
 
MPB embala noite do Natal Encantado
Algumas das canções eternizadas nas vozes de ícones da Música Popular Brasileira (MPB) embalaram a noite desta segunda-feira, 15, no Espaço Marcus Moraes, na programação do Natal Encantado. No palco, os intérpretes feirenses Gorete Figueiredo e Paulo Costa encantaram apresentando músicas que marcaram épocas e ainda continuam fazendo sucesso.
O espaço, bastante aconchegante, com cadeiras sob toldos, se tornou pequeno para a platéia. E o público interagiu embalado por ritmos variados nas interpretações de canções de Chico Buarque, Gal Costa, Noel Rosa, Roupa Nova, Tom Jobim, Jackson do Pandeiro e muitos outros.
Violonista e intérprete, a pró Gorete Figueiredo (do CUCA) trouxe um vasto repertório para delírio da platéia, cantando músicas natalinas, como “Natal Todo Dia” (Roupa Nova), “Canção de Natal” (Chico Buarque), “Está Chegando o Natal” (Aline Barros) e também outras canções que marcaram época, como “Feitiço da Vila”, “Paixão”, “O Menino Que Dormia”, “Sob o Sol” e “A Vida Tem Sempre Razão”.
Em dueto com o irmão, Guilherme Guile, Gorete Figueiredo arrancou aplausos interpretando a canção “Biscate”, de Chico Buarque e Gal Costa. No palco, foi acompanhada pela tecladista e pianista Amanda Queiroz, jovem talentosa, promessa da música feirense.
Em seguida foi a vez da animação ficar por conta de Paulo Costa, feirense que já canta e encanta nos palcos pelo Brasil há 22 anos, período durante o qual já gravou três CD e um DVD. Durante este período já se apresentou em shows por São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e diversas outras cidades. 
No repertório, Paulo Costa trouxe animação ao ritmo do coco pernambucano, também a música “Cabeça Feira”, “Baile na casa da Gabriela” e “A Ema Gemeu”, de Jackson do Pandeiro. 
 
Família Lima leva 20 mil a Praça Padre Ovídio
A julgar pelo sucesso de público que vem se registrando, desde a abertura da programação do Natal Encantado, no dia 10 de dezembro, o megaevento promovido pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, que já em sua primeira versão entrou para o calendário oficial da agenda cultural da cidade e desponta como o principal evento natalino realizado no Norte e Nordeste ganha, a partir desta segunda edição, o status de um grande festival de artes e cultura religiosa.
Esta constatação pôde ser mensurada nessa segunda-feira, 15, quando cerca de 20 mil pessoas aplaudiram efusivamente a apresentação da Família Lima, na Praça Padre Ovídio, em show antológico que certamente ficará gravado na memória do público feirense que, através do Natal Encantado, passou a ter acesso a uma variedade de espetáculos de reconhecida qualidade e de empatia popular.
Com um repertório mesclado de temas clássicos que atravessam todas as fases e épocas da produção musical e quem também perpassa o pop de John Lennon a Lulu Santos, a Família Lima há 20 anos percorre o mundo levando o nome da música brasileira para grandes plateias.
Com arranjos modernos e elaborados com extremo apuro e rigor técnico, temas eruditos eternizados principalmente pelo cinema levaram o público feirense literalmente ao delírio, e, instigado pelo grupo gaúcho, que tem como base harmônica um naipe de cordas composto por três violinos (além de guitarras, violão, contrabaixos acústico e elétrico, teclado e bateria) interagiu do começo ao fim do espetáculo entoando os refrãos das músicas executadas.
Outro momento de destaque do espetáculo foi quando os músicos deixaram o palco e se misturaram à plateia, formada de pessoas de todas as idades, principalmente um número surpreendente de crianças e adolescentes, um indicativo expressivo da participação das famílias, o que vem se registrando em todos os eventos do Natal Encantado.
 
História do nascimento de Cristo é contada em Maria Quitéria
A saga de José e Maria antes do nascimento de Jesus Cristo é considerada a mais bela das histórias já vivida pelos cristãos. Aliada a personagens circenses é o que conta a peça “A estrela do Menino Rei”, que vem sendo apresentado pela Cia de Teatro do Cuca – já foi montada nos distritos de Bonfim de Feira e de Maria Quitéria, este na noite desta segunda-feira, 15, para uma praça lotada.
O espetáculo, dentro da programação do Natal Encantado, vai ser apresentado nesta terça-feira na Matinha e na quarta-feira em Jaguara. O evento é realizado pela Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.
E passados mais de dois mil anos e milhões e milhões de apresentações, a história do nascimento de Cristo emociona as pessoas. “É uma história bonita e contada por um grupo de teatro bom fica ainda mais emocionante”, afirmou a estudante Carla Cristina dos Santos, que pela primeira vez assistiu a uma peça de teatro. Dona Olímpia da Silva levou os filhos Fernando e Sandra para ver o espetáculo. Disseram que gostaram muito. “Quem não gosta de ver uma história dessas?”
O ator Fernando Pedro Maria disse que a peça, que coloca 30 pessoas em cena, busca interagir com o público, dentro de uma proposta de teatro de rua. “Parte dos atores é escolhida entre moradores onde a peça é apresentada”. Antes, eles participam de uma oficina de teatro que é oferecida pelo grupo. Além dos personagens bíblicos, entram em cena engolidor de fogo, malabaristas, pernas de pau entre outros personagens circenses.
Secom/PMFS
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo