Natal Encantado: O grande encontro de filarmônicas baianas » Eventos » Entretenimento » Infocultural

Natal Encantado: O grande encontro de filarmônicas baianas

Eventos - 27/11/2014
Natal Encantado: O grande encontro de filarmônicas baianas As manifestações da cultura popular vão se encontrar durante o evento - Foto: Silvio Tito/SecomPMFS
Num encontro antológico para figurar nos anais da história contemporânea de Feira de Santana, onze grandes sociedades filarmônicas irão se apresentar entre os dias 10 e 25 de dezembro, enchendo de musicalidade a segunda edição do Natal Encantado, que este ano entra oficialmente para a sua agenda de eventos, como o maior e mais importante espetáculo de luzes e entretenimentos lúdicos de arte, cultura e religiosidade do Norte e Nordeste.
A produção cinematográfica encenada a céu aberto, envolverá  160 eventos entre shows musicais, encenação de peças teatrais, performances circenses e de dança, presépio vivo e concertos. A promoção da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer busca, ao dar um enfoque especial às filarmônicas, resgatar a produção musical destas entidades,  evidenciando, consequentemente, a sua importância cultural que traz, em sua ancestralidade, um “arsenal” diversificado de ritmos nacionais e estrangeiros que povoam o inconsciente coletivo do público de todas as idades.
Entre dobrados, marchinhas, frevos, jazz, e clássicos que vão desde o tradicional cancioneiro brasileiro às trilhas sonoras de filmes hollywoodianos, antigos e atuais, serão executados, à mancheia, por filarmônicas renomadas.
A Erato Nazareno, fundada em l863, em Nazaré das Farinhas, vem lá das bandas do Recôncavo, onde os fagotes, bombardinos, clarinetes, flautas, saxofones, trombones, trompetes e  tubas se fundiram na primeira filarmônica da Bahia.
Entre as feirenses se apresentarão as filarmônicas Vitória e  a 25 de Março, que ostenta um quarto honroso lugar em certame nacional da categoria, em 1977, é a segunda filarmônica mais velha do Estado, fundada em 25 de março de 1868.  
O público local também terá a oportunidade de prestigiar as apresentações das filarmônicas das cidades de Nordestina, a Ceciliana (Cachoeira), 4 de janeiro (Itiúba), 25 de Dezembro (Irará), Guerreiros do Sol (Dias D`Ávila), 24 de Junho (Jeremoabo) Terpsícore Popular (Maragojipe) e Erato Correntinense (Correntina).
Secom/PMFS
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo