Documentário revela o imaginário de Juraci Dórea » Cinema » Entretenimento » Infocultural

Documentário revela o imaginário de Juraci Dórea

Cinema - 16/04/2014
Documentário revela o imaginário de Juraci Dórea Juraci Dórea tem seu trabalho reverenciado em documentário - Foto: ACM/SecomPMFS

O lançamento do documentário “O Imaginário de Juraci Dórea no Sertão: Veredas”, na noite de terça-feira, 15, no Centro de Cultura Amélio Amorim (CCAAm), revela a trajetória de um dos maiores expoentes da cultura feirense e reconhecido a nível nacional, tanto pela sua trajetória quanto pela qualidade e diversidade de obras, representadas principalmente por esculturas, instalações e telas.

Com 52 minutos de duração, o filme do cineasta Tuna Espinheira mostra na ótica de Juraci Dórea a transformação do sertão em um museu a céu aberto, ao sol, à chuva, ao tempo, ao vento, através do Projeto Terra. Levou para o sertão suas icônicas esculturas de madeira revestidas de couro, com linguagem contemporânea, vistas em exposições itinerantes que percorreram o sertão nordestino, semeando arte e propagando cultura, durante mais de 30 anos de produção.
Além de esculturas impactantes, carregadas da essência nordestina, a produção artística de Juraci Dórea também ganha voz e vida através de quadros de pintura, explorando motivos populares. Gerando assim uma coletânea rica em detalhes marcantes que conquistou os emblemáticos espaços das bienais pelo Brasil a fora, presença marcante em Cuba, Veneza e muitos outros berços culturais.
O lançamento do documentário, apresentado pelo jornalista e mestre de cerimônia Dimas Oliveira, com apoio do Governo Municipal de Feira de Santana, durante concorrida sessão, contou com as presenças do autor do filme, o cineasta Tuna Espinheira e o artista Juraci Dórea, além do produtor executivo Wiltonauar Moura, da Larty Mark.
Também presente o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho, que ressaltou a importância do filme da vida de Juraci Dórea para a produção cultural feirense.
Ainda presentes os secretários de Planejamento, Carlos Brito; o de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior; o vereador Welligton Andrade, o diretor do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Eduardo Nascimento; o ex-diretor da TV Educativa Bahia, Pola Ribeiro; os vices-reitores da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Genival Correia e Rubens Pereira.

Secom/PMFS
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo