A Revolta dos Malês estreia em Salvador » Cinema » Entretenimento » Infocultural

A Revolta dos Malês estreia em Salvador

Cinema - 04/12/2019
A Revolta dos Malês estreia em Salvador A Revolta dos Malês estreia em Salvador

A Giros Filmes, com patrocínio da Secretaria de Cultura e Turismo - Prefeitura de Salvador, realiza em Salvador, a estreia mundial de “A Revolta dos Malês”, longa de ficção dirigido por Belisario Franca e Jeferson De. O filme será exibido dia 05, às 20h, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, sala 1, com a presença do diretor Belisario Franca e dos atores Rodrigo Santos, Rafael Logam e Shirley Cruz.

 

O longa será exibido em paralelo ao lançamento do Salvador Black Film Festival, evento coproduzido pela Giros Filmes em parceria com a produtora e cineasta Fabienne Colas, por meio da Zaza Produções. Para mais informações sobre o festival, clique aqui.

 

 

Sinopse:

 

Salvador, Bahia, janeiro de 1835. Após mais de uma década de árduo trabalho, Guilhermina, 27, uma escrava de origem muçulmana, finalmente consegue recursos para comprar sua alforria, bem como a de Teresa, 11, sua filha adolescente. Mas, contrariando uma antiga promessa, seu “senhor”, o fazendeiro Souza Velho, se recusa a vender a carta da menina. Quando Pacífico Licutan, a mais estimada liderança islâmica de Salvador, é preso pelas autoridades baianas, a comunidade muçulmana entra em estado de ebulição e começa a articular uma jihad. Em desespero, Guilhermina enxerga no levante a única forma de conquistar a liberdade da filha.

 

Para acessar imagens, clique aqui.

 

 

Narrativa

 

A Revolta dos Malês é um longa ficção, que mescla cinema e teatro, baseado em um episódio da história brasileira ainda pouco conhecido: a revolta de escravos muçulmanos ocorrida em Salvador, no ano de 1835. O longa-metragem vai revisitar os principais acontecimentos e personagens da revolta através do ponto de vista de Guilhermina, uma escrava de origem muçulmana que sonha em dar à Teresa, sua filha adolescente, a oportunidade de viver em liberdade.

 

Para contar uma história de tamanha importância, contamos com a consultoria de Bruno Véras, doutorando da York University (Canadá) e um dos maiores pesquisadores brasileiros sobre a temática das rebeliões escravas. Em tempos em que o debate sobre a representatividade negra no audiovisual está na ordem do dia, escolhemos contar a saga dos malês dando, em todo o processo criativo do longa-metragem, o protagonismo para pessoas negras. Nesse contexto, vale destacar a codireção de Jeferson De, o mais renomado diretor negro do audiovisual brasileiro, a participação de atores consagrados como Zezé Barbosa, André Ramiro, Shirley Cruz e Rodrigo dos Santos, bem como a presença de João Ademir, o jovem autor do argumento do longa-metragem.

 

A Revolta dos Malês segue a tradição da Giros Filmes em apostar em narrativas com forte impacto social. Essa característica está presente não apenas nos vinte e dois anos de produções de séries factuais e dramatúrgicas para o mercado televisivo, mas também nos documentários Estratégia Xavante, Amazônia Eterna, Menino 23, Soldados do Araguaia e Paradoxo da Democracia todos dirigidos por Belisário Franca, sócio-fundador da Giros Filmes e codiretor de A Revolta dos Malês. Apresentar ao mundo a incrível saga dos escravos malês em busca da liberdade é apenas mais um capítulo dessa longa e bem-sucedida história. 

 

Diretor – Jeferson DE

Estudou cinema na ECA-USP. Como roteirista e diretor recebeu prêmios com os curtas Distraída para a Morte (2001), Carolina (2003) e Narciso Rap (2005). Trabalhou como editor na MTV Brasil. Seu primeiro longa-metragem de estreia, Bróder, teve o roteiro selecionado no Laboratório do Sundance Institute e estreou 2010 no Festival de Berlim. No Brasil, recebeu diversos prêmios, entre eles dois de Melhor Filme. Um na APCA - Associação Paulista de Críticos de Arte e outro no Festival de Gramado, além de diversas indicações na Academia do Cinema Brasileiro. Em 2013, dirigiu a série Pedro e Bianca, ganhadora do Emmy Kids Awards e também o Prix Jeunesse Iberoamericano. Em 2015 estreou o thriller O Amuleto (Paris Filmes/Downtown). Em 2018, dirigiu a comédia Correndo Atrás (Globofilmes), baseada no livro de Helio de La Peña. No canal Gloob, dirigiu três temporadas da série infanto juvenil Escola de Gênios. Atualmente, dirige a novela Bom Sucesso, na TV Globo.

 

 

 

 

 

Diretor – Belisario Franca

Belisario Franca é cineasta e sócio fundador da Giros Filmes. Dentre seus trabalhos estão séries e filmes premiados, como Além Mar, Melhor Série para TV pela International Documentary Association, de Los Angeles; Estratégia Xavante, Melhor Criação de Arte e Mídia pelo Festival das Nações Unidas; e Menino 23 – Infâncias Perdidas no Brasil, vencedor dos prêmios de Melhor Documentário pelo Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e pelo Festival Internacional Black Film de Montreal, ambos em 2017, e exibido em festivais internacionais na Europa, África e América do Norte. Além desses, também dirigiu Amazônia Eterna, exibido em 27 festivais pelo mundo; O Paradoxo da Democracia, selecionado para a 43ª Mostra Internacional de São Paulo 2019, e a série Coleções, exibida pelo SescTV.

 

 

Ficha Técnica

Diretor: Belisario Franca e Jeferson De

Roteiro: João Ademir, Cristina Gomes e Francine Barbosa

Produção: Belisario Franca, Bianca Lenti e Maurício Magalhães

Direção de Produção: Vivi Caetano

Produção Executiva: Claudia Lima

Direção de Fotografia: Mário Franca

Edição e trilha: Yan Motta

 

 

Elenco Principal

Shirley Cruz: Guilhermina

Allan Rocha: Domingos

Jamilly Mariano: Teresa

Gabriela Luiz: Sabina

Rodrigo dos Santos: Ahuna

Raphael Logam: Victorio

André Ramiro: Licutan

Roberto Pirillo: Souza Velho

Zezeh Barbosa: Dona Ludovina

 

Realização


Giros Filmes

 

Dramaturgia, infantil, animação, reality, factual, documental.

TV. CINEMA. WEB. STREAMING.

Todos os gêneros e formatos nos interessam.

Desde que entretenham, emocionem, transformem.

A Giros Filmes tem 22 anos de produção audiovisual com uma passagem pela long list do Oscar em 2016.

70 séries exibidas em mais de 40 emissoras - HBO, Rede Globo, Arte, BBC, History, Discovery, Universal TV.

28 prêmios de prestígio mundial – NY Film Festival, International Documentary Association (IDA), GP do cinema Brasileiro, Gramado, Cine Ceará, Documenta Madrid, Montreal Black Film Festival.

20 filmes selecionados pelos festivais mais importantes do Brasil e do Mundo – IDFA, Fipa, Festival de Havana, Festival do Rio, Mostra de SP.

 

Para mais informações:

Atômica - PR & Influencers

Carolina Serrano – carolina.serrano@atomicalab.com.br - (19) 99689-6908

Ciro Bonilha – ciro.bonilha@atomicalab.com.br
Rafael Veloso - ATcom - Estratégia, Relacionamento e Conteúdo
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo