Últimos dias do In-Edit Brasil, em Salvador » Cinema » Entretenimento » Infocultural

Últimos dias do In-Edit Brasil, em Salvador

Cinema - 16/07/2015
Últimos dias do In-Edit Brasil, em Salvador "Samba e Jazz", um paralelo entre o Samba do Rio e o Jazz de New Orleans - Foto: Divulgação

O IN-EDIT BRASIL - 7º Festival Internacional do Documentário Musical acontece em Salvador até o dia 19 de julho, na sala Walter da Silveira.

A programação conta com diversos documentários inéditos como Eu sou Carlos Imperial (18/07, sábado, às 20h), filme de Renato Terra e Ricardo Calil, que mostra a figura de Carlos Imperial, criador de programas de televisão, um dos pioneiros do Rock'n'Roll no Brasil, compositor de grandes sucessos e que lançou as carreiras de Roberto Carlos, Elis Regina, Wilson Simonal, Ronnie Von, entre outros; My name is now, Elza Soares (19/07, domingo, às 20h), de Elizabete Martins Campos, um retrato visceral, lúcido, forte e sincero de uma das maiores cantoras do país.

Em Samba e Jazz (18/07, sábado, às 16h), de Jefferson Mello, que traça um paralelo entre o Samba do Rio de Janeiro e o Jazz de New Orleans através do carnaval; Premê, Quase Lindo (18/07, sábado, às 14h30), filme de Alexandre Sorriso e Danilo Moraes, sobre a banda Premeditando O Breque, ícone da vanguarda paulistana que está há 40 anos na estrada;  a conexão entre o São Luis (MA) e a Jamaica através do Reggae no doc Sintonizah (17/07, sexta, às 14h30), de Lecuk Ishida e Willy Biondani.

Já no documentário Sem Dentes: Banguela Records e a Turma de 94, de Ricardo Alexandre, que será exibido na sexta, 17/07, às 18h, sobre o selo independente Banguela Records, criado pelos Titãs ao lado do produtor Carlos Eduardo Miranda, com financiamento e distribuição da gravadora Warner Music que teve história curta e marcante, lançando os Raimundos (o primeiro disco de ouro de um selo indie no Brasil), Mundo Livre S/A, Little Quail & The Mad Birds, Maskavo Roots, entre outros.

Na programação dos curtas (19/07, domingo, às 14h30) podemos destacar: Araca - O samba em pessoa, de  Aleques Eiterer, sobre a cantora e conhecida jurada do programa do Silvio Santos, Aracy de Almeida; no documentário Iburi: Trompete dos Ticuna, o diretor Edson Matarezio mostra o processo de construção e execução do trompete Iburi é um dos rituais mais importantes para a tribo dos índios Ticuna; simulando situações que poderiam ser reais mas evidentemente são falsas; o grupo paulistano O Terno aparece no famoso programa Classic Albums, da televisão inglesa BBC 4 no filme O Terno - Classic Album, de Felipe Arrojo Poroger.

Já entre os internacionais podemos destacar o documentário Heaven adores you (18/07, sábado, às 18h), de Nickolas Rossi, também inédito em Salvador. Conhecido como um dos maiores talentos de sua geração, Elliott Smith não era um cara comum. Propenso à depressão e solidão, o músico e compositor norte americano acabou sendo catapultado para a fama, ao ser indicado ao Oscar de melhor canção original com o filme “Gênio Indomável”.

Ainda na programação, os filmes Fresh Dressed (17/07, sexta, às 20h), sobre a influência e a indústria da moda no Hip Hop  com depoimentos de Kanye West, Sean Combs, Damon Dash, Daymond John, Karl Kani, Nas, etc; o Punk Rocker mais estranho e autêntico de sua geração, tem uma história à altura em Basically, Johnny Moped (17/07, sexta, às 16h), de Fred Burns (Johnny Moped); a história de um dos maiores nomes do Rap mundial em Nas: Time is Illmatic, de One9 (19/07, domingo, às 18h);  Broken Song (19/07, domingo, às 16h), de Claire Dix, sobre a cena do Hip Hop na Irlanda.

O IN-EDIT BRASIL é o primeiro festival dedicado exclusivamente ao gênero do documentário musical no país. Fundando em 2003 em Barcelona, Espanha, o festival acontece no Brasil desde 2009.

Com patrocínio master da Riachuelo, o evento é uma correalização da In Brasil Produção Cultural e Hasta La Luna Iniciativas Culturais.

PROGRAMAÇÃO SALVADOR - ÚLTIMOS DIAS!

17/07 - sexta-feira

14h30: Sintonizah (grátis)

16h: Basically, Johnny Moped

18h: Sem Dentes - O Banguela Records e a Turma de 1994

20h: Fresh Dressed

 

18/07 - sábado

14h30: Premê. Quase lindo *(grátis)

16h: Samba e Jazz

18h: Heaven Adores You

20h: Eu sou Carlos Imperial

19/07 - domingo

14h30: Curtas (grátis)*

16h: Broken Song

18h: Nas: Time is Illmatic

20h: My Name is Now, Elza Soares

www.in-edit-brasil.com

Serviço:

IN-EDIT BRASIL - 7º Festival Internacional do Documentário Musical

Salvador: de 14 a 19 de julho

Na sala Walter da Silveira

Rua General Labatut, nº 27, subsolo, Barris, Salvador - BA

Ingresso: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia)

* sessões gratuitas

Valeria Blanco/Ascom
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo