Mascarados do Rio de Janeiro são tema de HQ lançada no X Panorama » Cinema » Entretenimento » Infocultural

Mascarados do Rio de Janeiro são tema de HQ lançada no X Panorama

Cinema - 30/10/2014
Mascarados do Rio de Janeiro são tema de HQ lançada no X Panorama Mascarados do Rio de Janeiro são tema de HQ lançada no X Panorama

Nos antigos carnavais do Rio de Janeiro, os mascarados se reuniam pelos becos, enfrentavam a repressão e diziam ter o corpo fechado e outros poderes. Também chamados de “clóvis” ou “bate-bolas”, eles são os personagens centrais da graphic novel “CLAUN: a saga dos bate-bolas”, de Felipe Bragança (Editora Barricada) que será lançada amanhã (31/10) no X Panorama Internacional Coisa de Cinema. O evento acontece no Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha, com sessão de autógrafo às 19h. O valor do livro não foi divulgado.

A publicação resgata essa história, que apesar das transformações ainda vive nos subúrbios cariocas, onde os bate-bolas disputam o imaginário da cidade, realizando arrastões poéticos e ainda sendo criminnalizados. Esse universo levou o cineasta Felipe Bragança a idealizar o projeto transmídia CLAUN, cujo a graphic novel é a segunda fase.

O livro é composto por cinco contos, fábulas urbanas em torno da tradição e das lutas históricas dos grupos de clóvis. O material inclui um álbum de fotografias das décadas de 1970, 1980 e 1990, mostrando as mudanças e continuidades na tradição dos bate-bolas.

A primeira foi a websérie “CLAUN – Os Dias Aventurosos de Ayana”, selecionada para o Festival de Roterdã 2013. Os três capítulos da web-série serão exibidos juntos e seguidos de conversa do diretor com o público. A sessão acontece nesta sexta-feira (amanhã), às 17h10, também no Espaço Itaú de Cinema - Glauber Rocha.

“A proposta é lançar um olhar de crônica e de investigação sobre a mitologia do Rio de Janeiro”, define o texto de divulgação do projeto. O meio escolhido por Felipe foi tratar os bate-bolas como super-heróis, conferindo algum dos poderes que eles sempre disseram ter.

Sobre o autor          

Felipe Bragança é cineasta formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e foi criado entre o bairro de Santa Teresa e a cidade de Queimados, na Baixada Fluminense. Dirigiu cinco curtas e os longas A fuga da Mulher Gorila (2009) e A alegria (2010), apresentados nos festivais de Locarno e Cannes, além da websérie do projeto CLAUN. Escreveu ainda os roteiros de filmes como O céu de Suely (2006), Girimunho (2011) e Praia do Futuro (2014). Desde 2011, dedica-se à criação do projeto transmídia CLAUN e é integrante de um grupo de bate-bolas na zona Norte da cidade.

Jane Fernandes/Ascom
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo