Destaques do cinema alemão integram programação do X Panorama » Cinema » Entretenimento » Infocultural

Destaques do cinema alemão integram programação do X Panorama

Cinema - 14/10/2014
Destaques do cinema alemão integram programação do X Panorama Destaques do cinema alemão integram programação do X Panorama

Os destaques da produção cinematográfica alemã dos últimos dois anos voltam a marcar presença no Panorama Internacional Coisa de Cinema. Pelo segundo ano consecutivo, o festival baiano traz o Panorama Alemão para Salvador. Produzida pela German Films, a mostra é composta por 13 longas-metragens e sete curtas e será apresentada também em Recife, São Paulo e Rio de Janeiro.

As sessões acontecem no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha entre os dias 30 de outubro e 05 de novembro. Selecionado para representar a Alemanha na disputa por uma indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro, a produção “Duas irmãs, uma paixão”, de Dominik Graf, é um dos destaques da programação. Na trama, duas irmãs aristocratas se apaixonam pelo jovem escritor Friedrich Schiller e desafiam os costumes da época, dividindo esse amor.

Vencedor de dois prêmios no último Festival de Berlim, “Via-Crúcis”, o primeiro longa-metragem de Dietrich Brüggemann, traz a história de Maria, uma adolescente de 14 anos que integra uma comunidade católica fundamentalista. Seu maior desejo é virar uma santa, mas o que é capaz de fazer em nome desse objetivo provoca o desmantelamento de sua família.

Diretora de documentários sobre artes, Viviane Blumenschein estará na sessão de “Tango de Uma Noite de Verão” e conversará com o público após a exibição. No filme, ela acompanha a viagem de três músicos argentinos pela Finlândia, onde buscam a origem do tango.

Premiado pela crítica no Festival de Sundance 2014, “The green price”, de Nadav Schirman, apresenta a história de uma das mais importantes fontes da inteligência de Israel, Mosab Hassan Yousef, que paradoxalmente é filho de um dos grandes líderes do Hamas. Um relato de terror, traição e de uma amizade que desafia todas as barreiras.  

Estabelecendo uma ligação mais próxima entre a Alemanha e o Brasil, “A Outra Pátria” (foto), de Edgard Reitz, retrata a intensa imigração europeia para as terras brasileiras, especialmente o Rio Grande do Sul, durante o século XIX. Os relatos dos primeiros a chegar alimentavam os sonhos dos que tentavam fugir da fome, da pobreza, e do despotismo reinante em seus países de origem.

A lista de longas inclui ainda “Beltracchi - A Arte da Falsificação” (Arne Birkenstock), “Dane-se Goethe” (Bora Dagtekin), “Jack” (Edward Berger), “Love Steaks” (Jakob Lass), “Não me esquece” (Jan Schomburg), “O Samurai” (Till Kleinert), “Um Brinde à Vida!” (Uwe Janson) e “Debaixo da Neve” (Ulrike Ottinger).

A programação do Panorama Alemão se completa com os curtas “Domingo 3”  (Jochen Kuhn), “Father” (Moritz Mayerhofer), “Floresta” (Ulu Braun), “Curta-metragem” (Olaf Held), “Reality 2.0” (Victor Orozco Ramirez), “Rinoceronte a galope” (Erik Schmitt), “Sunny” (Barbara Ott).

O festival baiano é uma realização da produtora Coisa de Cinema em parceria com o Cineclube Mário Gusmão, projeto de pesquisa e extensão do curso de Cinema e Audiovisual da CAHL/UFRB. Realizado de 29 de outubro a 05 de novembro, o Panorama conta com o patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura.

Jane Fernandes/Ascom
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo