Vencedor do Festival do Rio, "De Menor" estreia em 4/9 » Cinema » Entretenimento » Infocultural

Vencedor do Festival do Rio, "De Menor" estreia em 4/9

Cinema - 02/09/2014
Vencedor do Festival do Rio, Rita Batata e Giovanni Gallo - Foto Igor Lavrador/Divulgação

* filme teve world première no Festival de San Sebastián (Espanha)

* obra marca a estreia no longa-metragem da cineasta paulista Caru Alves de Souza

* Rita Batata foi premiada como melhor atriz nos festivais de Marselha (França) e Cuiabá

* Giovanni Gallo, Caco Ciocler e Rui Ricardo Diaz estão no elenco do longa

* trilha sonora traz canções de Tatá Aeroplano e das bandas Minor Threat, Satélite Kingston e Firebug

Após vencer a Première Brasil do Festival do Rio 2013 - onde foi eleito melhor filme junto com “O Lobo Atrás da Porta”, e considerado pela crítica como “a surpresa do festival” - “De Menor” ganha exibição nas salas comerciais brasileiras a partir de 4 de setembro.

Longa de estréia da diretora paulista Caru Alves de Souza, “De Menor” mereceu world première no Festival de San Sebastián, o mais importante da Espanha, e foi selecionado para os festivais de Toulouse e Biarritz (ambos na França), e Havana (Cuba).

Retratando conflitos envolvendo menores em Fórum de Santos (SP), o filme é protagonizado por Rita Batata, Giovanni Gallo, Caco Ciocler e Rui Ricardo Diaz. Por seu trabalho em “De Menor”, Rita Batata foi eleita melhor atriz no Festival do Cinema Sul-Americano de Marselha, na França, e no Cinemato - Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá.

O enredo da obra acompanha Helena, uma advogada recém-formada que divide sua rotina entre defender crianças e adolescentes e os cuidados com o jovem Caio, com quem vive uma relação de cumplicidade e harmonia. O relacionamento dos dois é colocado em cheque quando Caio comete um delito.

Caru sensibilizou-se para o assunto através de relatos de uma prima, defensora de adolescentes e crianças. “Me encantava muito a maneira como ela se envolvia na vida deles e como lutava muito para defendê-los. Quando fiz a pesquisa do filme e pude ver de perto a situação familiar e social dos meninos que passavam por lá, não tive dúvidas da direção que deveria tomar com a história e então comecei a escrever”, afirma a diretora, responsável por elogiados curtas-metragens e documentários para a televisão. O filme insere-se, dessa maneira, no debate que divide a sociedade brasileira sobre a redução da maioridade penal para crimes hediondos. Segundo Caru, “ser a favor da redução da maioridade penal é tratar a exceção como regra, é deixar de garantir os direitos dos adolescentes e, principalmente,do adolescente pobre, para colocá-los na cadeia, que no Brasil nada mais é do que um grande depósito de gente”.

Na trilha sonora estão canções da banda punk norte-americana Minor Threat, do grupo de ska da Argentina Satélite Kingston e dos brasileiros Firebug. Ao lado delas estão cinco faixas especialmente compostas pelos músicos Tatá Aeroplano e Junior Boca, tendo como convidados nomes como Bárbara Eugenia, Gustavo Souza, Marcelo Ozório e Meno del Picchia. “Agarro a Ti”, música com vocais de Tatá Aeroplano e Bárbara Eugenia que encerra o filme, tem videoclipe dirigido por Caru Alves de Souza e Francisco Cesar Filho.

“De Menor” é uma produção da Tangerina Entretenimento e sua distribuição comercial está a cargo da Espaço Filmes.

A fanpage do filme pode ser acessada no endereço www.facebook.com/DeMenoroFilme.

sobre o elenco

Lançada no cinema em “Não Por Acaso”, de Philippe Barcinski, Rita Batata acumula no currículo os longas “Cara ou Coroa” (Ugo Giorgetti), “Os Inquilinos” (Sérgio Bianchi), “O Magnata” (Johnny Araújo) e “Nove Crônicas para Um Coração aos Berros” (Gustavo Galvão), além das séries “Beleza S/A”, “Oscar Freire 279”, “A Mulher do Prefeito” e “Motel”.

Estreante lançado por “De Menor”, Giovanni Gallo atua também em “Pedro & Bianca”, série que aborda temas recorrentes da vida adolescente. A produção, realizada pela TV Cultura em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, foi vencedora dos importantes Prix Jeunesse International e Emmy Kids Internacional (melhor série de 2013).

Vencedor do Prêmio Mambembe de Teatro (por seu trabalho em “Píramo e Tisbe”), do Prêmio APCA de Revelação Masculina (pela telenovela “O Rei do Gado”, da Rede Globo) e do prêmio de melhor ator coadjuvante no Festival do Rio (pelo longa “Disparos”, de Juliana Reis), Caco Ciocler prepara o lançamento de seu primeiro longa-metragem como diretor, “Esse Viver Ninguém Me Tira”. Com locações em Israel, Austrália e Alemanha, o filme focaliza a vida de Aracy de Carvalho, mulher do escritor Guimarães Rosa, que salvou centenas de pessoas do nazismo, ao ajudá-los a obter vistos.

Indicado como melhor ator pela ACIE (Associação dos Correspondentes de Imprensa Estrangeira), por interpretar o ex-presidente Lula, no filme "Lula, o Filho do Brasil", Rui Ricardo Diaz é protagonista do filme de Hermano Penna “Aos Ventos que Virão”, sobre a saga de um ex-cangaceiro do bando de Lampião que sobrevive ao massacre de Angicos. Viveu o Marechal Rondon na minissérie “Rondon, o Grande Chefe” e fez parte do elenco da série televisiva “9mm São Paulo”, exibido pela Fox, e, na telenovela “Lado a Lado”, da Rede Globo, interpretou o personagem Percival.

sobre a diretora

Caru Alves de Souza assina a direção dos documentários televisivos “Mascarianas” (sobre o fotógrafo Cristiano Mascaro, da série “Grandes Personagens Brasileiros”, realizada pela TV Cultura e Secretaria do Audiovisual/Ministério da Cultura) e “Vestígios”, sobre duas comunidades do interior de Minas Gerais que lidam com seu passado de maneiras diferentes, parte da série “Voilà Brasil”.

Realizou também dois curtas-metragens de ficção: o infantil “O Mundo de Ulim e Oilut”, exibido no prestigioso Chicago Children Film Festival, e “Assunto de Família”, selecionado para festivais nos Estados Unidos, França, Suécia, Holanda, Dinamarca, Suíça, Espanha, Itália, Austrália, Israel, Portugal, Rússia, China e Colômbia.

“Assunto de Família” conquistou ainda as seguintes premiações:

* melhor curta no Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba

* prêmio especial do júri e Prêmio Aquisição Onda Curta no Curta Cinema - Festival Internacional de Curtas-Metragens do Rio de Janeiro

* melhor filme pelo júri popular / 10 mais votados pelo público e Prêmio Aquisição Porta Curtas no Curta Kinoforum - Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo

* melhor fotografia no Festival Mix Brasil da Diversidade Sexual

* melhor cenografia no Festival de Cinema de Maringá

* melhor desenho de som no Close - Festival Nacional de Cinema da Diversidade Sexual (Porto Alegre)

sobre a produtora

Criada em 2006 pela premiada cineasta Tata Amaral em parceria com Caru Alves de Souza, a Tangerina Entretenimento realizou longas e curtas-metragens, documentários e uma série dramática para TV. Sua obra se destaca por trabalhar histórias densas e com forte conteúdo social mas sempre com um olhar feminino e sensível. Com trabalhos exibidos no Brasil e no exterior, em seu currículo estão os premiados “Antônia”, exibido nos festivais de Berlim, Roterdã, Toronto, entre outros, e “Hoje”, grande vencedor do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

Ficha Técnica:

De Menor

77 min/ 1:1:85/ DCP 5.1/ 2013/ Brasil/ idioma: português uma história de Caru Alves de Souza escrito por Caru Alves de Souza e Fabio Meira dirigido por Caru Alves de Souza produzido por Tata Amaral e Caru Alves de Souza com Rita Batata | Caco Ciocler | Rui Ricardo Diaz | Gilda Nomacce | Luci Pereira | Nany di Lima | Ariane Guerra | Marina Medeiros | Paula Pretta | Maxwell Nascimento | Mateus Raia | Gustavo Brandão | Gisa Araújo introduzindo Giovanni Gallo | Diego Pablito | André Nascimento | Ingridi Rodrigues Penna consultor de roteiro Aleksei Wrobel Abib, a.c. | fotografia e câmera Jacob Solitrenick, ABC | diretora de arte Marinês Mencio | montador Willem Dias | música Tatá Aeroplano e Junior Boca | desenho de som Pedro Noizyman e Kira Pereira | som direto Rene Brasil | mixagem Pedro Noizyman | elenco Luciano Baldan | preparação de atores Marina Medeiros | produtor executivo Tata Amaral e Rafaella Costa | diretor de produção Ronald Kashima

produzido por Tangerina Entretenimento

produtoras associadas Dot | Manjericão Filmes

Sinopse curta: “De menor” [Brasil, 2013], de Caru Alves de Souza (Espaço Filmes). Gênero: drama. Elenco: Rita Batata, Giovanni Gallo, Caco Ciocler, Rui Ricardo Diaz. Sinopse: Helena é uma advogada que divide sua rotina como Defensora pública de crianças e adolescentes no Fórum de Santos e os cuidados com o jovem Caio, com quem vive uma relação de cumplicidade e harmonia.O relacionamento dos dois é colocado em cheque quando Caio comete um delito. Duração: 77 min. Classificação indicativa: a definir

Redação ATTi
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo