“Maria Minhoca” e “Os Saltimbancos” em cartaz no mês do teatro » Teatro » Cultura » Infocultural

“Maria Minhoca” e “Os Saltimbancos” em cartaz no mês do teatro

Teatro - 25/02/2015
“Maria Minhoca” e “Os Saltimbancos” em cartaz no mês do teatro Maria Minhoca: clássico infantil da literatura teatral brasileira - Foto: Divulgação

Leve uma criança ao Domingo Tem Teatro e desperte nela a

capacidade de sonhar e criar as suas próprias histórias.

Em comemoração ao Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo, celebrados em março, o Domingo Tem Teatro anuncia mais uma temporada de sucesso que estreia no dia 01/03 às 10:30h no Teatro do Centro Universitário de Cultura e Arte - CUCA com o premiado espetáculo “Maria Minhoca”  da Cia. Cuca de Teatro e prossegue nos próximos domingos do mês com o clássico “Os Saltimbancos” do Grupo Stripulia. 

A atração convidada para abrir a temporada, o espetáculo “Maria Minhoca”, da Cia. Cuca de Teatro já é destaque no cenário nacional sendo premiado em 2014 pelo Edital Kit Difusão do Teatro (FUNCEB/SECULT) e indicado em 2015 ao Prêmio Braskem de Teatro – Maior Premiação do Norte e Nordeste da categoria. O espetáculo que faz apenas uma única apresentação no dia 01 de março é um Clássico infantil da literatura teatral brasileira. O texto de Maria Clara Machado, que relembra o clássico “Romeu e Julieta”, ganhou nova roupagem na ótica dos palhaços. O apaixonado Chiquinho Colibri não consegue chegar nem perto da sua amada Maria Minhoca porque seu pai, o lorde inglês Mister João Buldog da Silva, já planejou um outro destino para a filha: casá-la com o vaidoso e ambicioso Capitão Quartel. A direção e adptação do Espetáculo “Maria Minhoca” é de João Lima e Geovane Mascarenhas com colaboração do Grupo, tendo no elenco Jailton Nascimento (Chiquinho Colibri), Elizete Destéffani (Maria Minhoca), Geovane Mascarenhas (Fomfom), Neide Kocca (Mister Buldogue), Jacy Queiroz e Fernando Pedro Maria (Capitão Quartel) e o músico Itamar Vieira.

O segundo espetáculo a compor a estreia da nova temporada do Domingo Tem Teatro,  “Os Saltimbancos” do Grupo Stripulia de Teatro de Salvador, é mais um grande sucesso que volta em cartaz a pedidos do grande público. A peça é um famoso musical inspirado no conto “Os Músicos de Bremem”, dos irmãos Grimm, e a versão em português dos Saltimbancos foi traduzida pelo compositor Chico Buarque. O musical infantil, realizado pelo Stripulia, Grupo com mais de  11 anos de  trajetória, conta a história de quatro animais que, cansados dos maus tratos que recebiam dos seus patrões, resolvem fugir para a cidade grande e montar um grupo musical. Tal aventura é cantada e contada por um cachorro, uma gata, uma galinha e um jumento. A direção e adaptação realizada pelo Grupo Stripulia é de Fernanda Junqueira Ayres, que interpreta a galinha, ao lado de Madson Nery (jumento), Camilla Sarno (cachorro) e Andréa Nunes (gata).

O Domingo Tem Teatro é um Projeto de popularização do teatro realizado pelos produtores da Cia. Cuca de Teatro, Henrique Motté e Elizete Destéffani.  Uma programação rica de espetáculos inéditos e de qualidade que tem a missão de popularizar a cena teatral e de estimular a formação de novas plateias, abrindo espaço para grupos e artistas que compartilham os mesmos ideais. O projeto acontece no período de março a dezembro, em dia e horário diferenciado, sempre aos domingos às 10:30h no Teatro do CUCA. A área de lazer e entretenimento são abertas aos domingos a partir das 9h, oferecendo diversificadas opções de alimentação e brinquedos.

Seja um fã do Domingo Tem Teatro fazendo parte do Programa do Sócio e tenha mais vantagens e benefícios. A renovação e/ou inscrição da carteirinha de SÓCIO DO DOMINGO TEM TEATRO de 2015 pode ser feita aos domingos no horário das 09:00h às 12:30h ou pela internet através do E-Mail: domingotemteatro@gmail.com. Saiba mais sobre o do Programa do Sócio no portal www.ciacucadeteatro.com.br.

Março - Mês comemorativo do Teatro e do Circo -  Em 1961, o Instituto Internacional do Teatro (ITI), uma organização não-governamental fundada pela UNESCO e pela comunidade internacional do Teatro, instituiu o Dia Mundial do Teatro na data da inauguração do Teatro das Nações, em Paris: 27 de março. Desde então, anualmente, o ITI divulga uma Mensagem Internacional, escrita por uma personalidade das artes cênicas de reconhecimento em todo o mundo, traduzida para diversas línguas, reforçando reflexões sobre o Teatro e seu impacto nas sociedades. Em torno disso, nos quatro cantos do planeta, diversas manifestações comemorativas são realizadas num movimento conhecido como Jornada Mundial do Teatro.

Também em 27 de março, porém no ano de 1897, no município de Ribeirão Preto, em São Paulo, nasceu Abelardo Pinto (1897-1973), famoso internacionalmente como Palhaço Piolin. Este circense, reconhecido em 1922 pelos intelectuais da Semana de Arte Moderna como um artista genuinamente brasileiro e popular, foi considerado o maior palhaço do mundo e inspirou, em 1972, a determinação do Dia Nacional do Circo. De Norte a Sul do Brasil, artistas e público comemoram ano a ano esta arte de tradição milenar, que promove cultura, educação, entretenimento e alegria na itinerância de seus picadeiros.

ESTREIA da 11ª EDIÇÃO DO DOMINGO TEM TEATRO

Espetáculo Convidado: “Maria Minhoca”

Grupo: Cia. Cuca de Teatro de Feira de Santana - BA

Quando: Dia 01 de março de 2015 – ÚNICA APRESENTAÇÃO

Classificação: Livre          Faixa etária Indicativa: 02 anos        Duração: 50 minutos

Espetáculo: “Os Saltimbancos”

Grupo: Stripulia de Teatro de Salvador - BA

Quando: Dias 08, 15, 22 e 29 de março de 2015

Classificação: Livre          Faixa etária Indicativa: 02 anos        Duração: 60 minutos

Horário: Sessão única matinal, às 10h30 (Praça de alimentação e área de lazer aberta a partir das 9h)

Local: Teatro do CUCA - Centro Universitário de Cultura e Arte

Endereço: Rua Conselheiro Franco, 66 – Centro – Feira de Santana - BA

Ingressos: R$ 12,00 (Meia Promocional para adultos) – Venda de ingressos no  teatro aos domingos a partir das 9h.  

Realização: Cia Cuca de Teatro – Mais Informações e reservas: (75) 3491-8992 | 9933-5786 (Vivo) | (75) 9259-6588 (Tim) – E-Mail: ciacucadeteatro@gmail.com

Camila Dias/Cia. Cuca de Teatro
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo