“A menina que entra em livros” neste sábado (13), no Teatro da CDL » Teatro » Cultura » Infocultural

“A menina que entra em livros” neste sábado (13), no Teatro da CDL

Teatro - 10/09/2014
“A menina que entra em livros” neste sábado (13), no Teatro da CDL Júlia entra no livro e se depara com um grupo de traças - Foto: Divulgação

O que acontece quando uma criança, filha única, descobre que vai ganhar um irmãozinho? Esse é o mote do espetáculo infantil “A menina que entra em livros”, da O Trem – Companhia de Teatro (MG), que será apresentado neste sábado, dia 13 de setembro, no Teatro da CDL. A entrada é gratuita e a apresentação integra a programação do Circuito Cultural Belgo Bekaert.

Com música ao vivo, o espetáculo traz no elenco os atores Jordan Antunes, Fabi Loyola, Vitor Araújo, Marcelle Azzi e Isabella Michielini, além dos músicos Gabriel Costa e Joana Boechat. A peça foi indicada aos Prêmios de Melhor Espetáculo, Direção, Texto, Atriz, Atriz Coadjuvante pelo Usiminas/Sinparc 2013. Texto de Lívia Gaudêncio e direção de Juliano Barone, A menina que entra em livros apresenta a história de Júlia, uma menina, filha única, que se desespera ao saber que vai ganhar um irmãozinho e em função disso, terá que dividir seu quarto com ele. Enquanto o quarto é reformado, a menina é obrigada a dormir na biblioteca, onde acaba entrando em um livro, para encontrar a solução de seus problemas, e redescobrindo o mundo mágico da literatura.

Antes, na sexta-feira, dia 12, o espetáculo será apresentado para os alunos da Escola Municipal Prof. Antonio Alves Lopes.

Além do incentivo à leitura, o espetáculo busca resgatar elementos da cultura popular brasileira. Através da personagem Narradora, a menina conhece diversos trava-línguas e brincadeiras de rua como amarelinha, corda, pipa e cantigas de roda. Outra questão levantada é a valorização da poesia, através da personagem Poetisa, que ensina a menina a fazer versos. Depois de aprender bastante com os personagens, Júlia conclui que pode ser bom ter um irmão e, numa atitude altruísta, aceita dividir seu quarto, seus pais e suas experiências com ele.

A autora Lívia Gaudêncio acredita que, atualmente, a maioria das crianças que vivem nas grandes cidades, possui um perfil bem parecido, filhos únicos criados em apartamentos brincando sozinhos com brinquedos tecnológicos. “É nesta vida virtual que outros dois elementos se perderam, o contato com os livros e a possibilidade de acessarmos mundos imaginários”, diz ela.

A menina que entra em livros faz um resgate da literatura contrapondo com a crescente incursão das crianças no mundo tecnológico. “Em uma das cenas, Júlia entra no livro e se depara com um grupo de traças que estão famintas, pois o papel dos livros é cada vez mais raro”, adianta Lívia.

Sobre o Circuito Cultural

Promovido pela empresa Belgo Bekaert Arames, o Circuito Cultural tem como objetivo oferecer uma programação cultural regular à comunidade e contribuir para formação de público. A proposta é democratizar a cultura como fonte de conhecimento e desenvolvimento através de uma programação voltada, especialmente, para crianças e jovens estudantes da rede pública de ensino. Todas as apresentações são gratuitas, sempre no segundo e quarto sábado de cada mês. A maratona cultural prossegue com grupos teatrais locais e nacionais, até dia 22 de novembro. A iniciativa conta com o estimulo da Lei Federal de Incentivo à Cultura, mais conhecida como Lei Rouanet, e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, CDL, Fundação ArcelorMittal, TV Subaé, Hotel Classe Apart e da Lima Produções Culturais. A programação e mais informações sobre o Circuito Cultural Belgo Bekaert podem ser conferidas no site http://www.circuitoculturalbelgobekaert.com/   

Serviço: 

Circuito Cultural Belgo Bekaert

Espetáculo: A menina que entra em livros, da O Trem – Companhia de Teatro (MG)

Onde: Teatro da CDL (Praça Monsenhor Renato Galvão, nº 173, Feira de Santana)

Quando: 13/09/14 (sábado)

Horário: 16 h  

Duração: 50 minutos

Classificação etária: 4 anos

Entrada gratuita (as senhas de acesso serão distribuídas uma hora antes da peça).

Carol Campos/Ascom
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo