Rodando o Choro faz última visita à Feira de Santana » Música » Cultura » Infocultural

Rodando o Choro faz última visita à Feira de Santana

Música - 31/05/2016
Rodando o Choro faz última visita à Feira de Santana Rodando o Choro faz última visita à Feira de Santana
O projeto encerra deixando a marca de qualificação musical e disseminação 
do choro com oficinas e apresentações públicas gratuitas
 
Nos próximos dias 2 e 3 de junho (quinta e sexta-feira), o projeto Rodando o Choro visita Feira de Santana. Ao todo, foram 5 encontros com o objetivo de desenvolver ações de valorização, formação e difusão desse gênero musical genuinamente brasileiro. Em intercâmbio com a Filarmônica 25 de Março, o Grupo Patuscada realizará apresentações musicais gratuitas.
Realizado pela Multi Planejamento Cultural e pelo Grupo Patuscada, o projeto Rodando Choro conta com apoio financeiro do Governo do Estado (Edital Agitação Cultural: Dinamização em Espaços Culturais), através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. O projeto ocorreu nos meses de março a junho, em Serrinha e Feira de Santana, as cidades foram escolhidas por possuírem Bandas Filarmônicas centenárias, formato musical que historicamente vem contribuindo para a consolidação do choro no Brasil. 
Em Feira de Santana, as apresentações serão no Teatro Arena do CUCA, dia 2 (quinta-feira) às 17h, e na Filarmônica 25 de Março, dia 3 (sexta-feira), às 16h. “Para nós, da Filarmônica, foi uma oportunidade preciosa receber o Grupo Patuscada, fazendo referência à nossa música brasileira, por meio de músicos experientes que respeitam a música e trabalham com seriedade. Afinal nosso papel, além de social, é de preservação desse segmento musical que não tem espaço pela via comercial e midiática que vem selecionando o que é oferecido às nossas crianças e à população em geral. Com o projeto, conseguimos oferecer outra visão de música e de mundo”, realça o regente da Filarmônica 25 de Março, Antônio Carlos Neves. 
À frente do projeto, o Grupo Patuscada ministrou as oficinas para os músicos das Filarmônicas e conduziu as apresentações públicas interativas. “Estou muito feliz com o resultado do projeto, ver o brilho no olhar e a atenção de cada criança e de cada músico envolvido nas oficinas e rodas de choro, foi muito recompensador, um sinal de que uma semente foi plantada e de que essa musica tão brasileira, nossa cultura e nossa identidade jamais irão morrer”, comemora Dudu Reis, músico do grupo.
Para Elisa Goritzki, flautista do Patuscada, o projeto ganhou uma importância por ter possibilitado que o grupo voltasse várias vezes na mesma cidade, o que contribuiu para uma troca eficaz e enriquecedora para ambas as partes. “Ao tempo que os músicos das bandas filarmônicas têm o conhecimento da linguagem musical da tradição escrita, da partitura, da leitura, o choro tem o foco maior na percepção, no ouvido, na música popular, além de ser a primeira música instrumental genuinamente brasileira. Então ter acesso a uma abordagem musical diferente da que estamos acostumados fez com que essa vivência fosse muito gratificante.”, avalia ela.
GRUPO PATUSCADA- O Grupo Patuscada é formado por cinco músicos experientes: Elisa Goritzki (flauta), Dudu Reis (cavaquinho), Daniel Velloso (violão 7 cordas), Gel Barbosa (Sanfona) e Reinaldo Boaventura (pandeiro e percussão). Os artistas, que já atuam no cenário do choro há muitos anos, formaram o Patuscada, em 2014, em Salvador. 
Cada um dos integrantes traz experiências tanto de âmbito nacional como internacional, o que permite uma troca grande de informações e ideias musicais. Este fator tem contribuído para a inspiração e surgimento de novos elementos nos arranjos e interpretações da banda.
 
SERVIÇO:
Feira de Santana
02/06 - Quinta-feira, 17h
Apresentação no Teatro Arena do CUCA (Rua Conselheiro Franco, 66 - Centro)
03/06 - Sexta-feira, 16h 
Apresentação na sede da Filarmônica 25 de Março (Fundação Senhor dos Passos Rua Deraldo Alves Costa 171 - Baraúna )
O grupo faz duas apresentações gratuitas nesta quinta e na sexta - Foto: Divulgação
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo