Livro sobre Exu reúne textos produzidos por Mestre Didi e Juana Elbein » Literatura » Cultura » Infocultural

Livro sobre Exu reúne textos produzidos por Mestre Didi e Juana Elbein

Literatura - 23/10/2014
Livro sobre Exu reúne textos produzidos por Mestre Didi e Juana Elbein Livro sobre Exu reúne textos produzidos por Mestre Didi e Juana Elbein

Um princípio que dinamiza tudo que há no mundo, a natureza, as relações, a própria existência humana. É assim que Exu, orixá cultuado nas religiões de origem africana, é apresentado no mais recente livro da editora Corrupio: Èsù, da antropóloga Juana Elbein dos Santos e Deoscoredes Maximiliano dos Santos, o Mestre Didi Asipa. A publicação será lançada no dia 07 de novembro, às 18h, na Livraria Saraiva (Shopping Barra), com a presença da autora.

Os textos apresentados são resultado de pesquisa comparativa do sistema religioso denominado nagô no Brasil e de seus elementos originais na África Ocidental, ressaltando o significado de Exu no sistema cultural e religioso nagô-iorubá. Èsù é composto pelos textos “Exu Bará Laroyê” e “Exu Bara: princípio da vida individual no sistema nagô”, que reúnem itans – narrativas dos babalaôs – e cantigas de saudação transcritas em iorubá e traduzidas para inglês e português, além das análises dos autores, também nos dois idiomas.

Na primeira parte, Exu é apresentado como princípio da procriação, comunicação e reparação, contemplando ainda seu simbolismo, ritos prioritários e os diversos Exu e suas funções. A segunda parte aprofunda o entendimento de Exu como promotor das condições necessárias para todos os ciclos de vida.

SERVIÇO

O que: Lançamento do livro Exu (Editora Corrupio)

Quando: 07 de novembro, às 18h

Onde: Livraria Saraiva – Shopping Barra (2º piso – Tel: (71) 3264-3405 / 2128)

Preço do livro: R$ 70,00

Jane Fernandes/Ascom
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo