Coleção de artistas ingleses da Uefs em exposição no Palacete das Artes » Artes Visuais » Cultura » Infocultural

Coleção de artistas ingleses da Uefs em exposição no Palacete das Artes

Artes Visuais - 05/06/2019
Coleção de artistas ingleses da Uefs em exposição no Palacete das Artes Foto: Dan Souza (Ascom/Uefs)

O Palacete das Artes realizou, na terça-feira (4), o vernissage da exposição “Coleção Inglesa doada por Assis Chateaubriand, em 1967”. A mostra é composta por 30 telas que pertencem ao acervo do Museu Regional de Arte, do Centro Universitário de Cultura e Arte da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).

A única coleção de artistas modernos ingleses em um museu brasileiro, apresenta obras em óleo sobre tela, óleo sobre eucatex, esmalte sobre metal, técnica mista sobre eucatex e técnica mista sobre papel. Destacam-se artistas como: Frank Auerbach, Antony Donaldson, Alan Davie, Bary Burman, Brett Whiteley, Bryan Organ, David Oxtoby, Derek Hirst, Derek Snow, Howard Hodgkin, Graham Sutherland, John Piper, John Kiki, Joe Tilson, Paul Wilks e Pauline Vincent.

A Coleção Inglesa de Arte, doada por Assis Chateaubriand ao Museu Regional de Arte da Uefs, traz obras de pintores ingleses bastante reconhecidos na arte contemporânea. A disponibilidade desse acervo em uma exposição no circuito de arte de Salvador oferece uma oportunidade ímpar de visibilidade para as obras e também para a Uefs. Mostra a importância da universidade pública para as artes, e para a promoção da cultura como um bem comum da humanidade”, destacou o reitor da Uefs, professor Evandro do Nascimento.

Para Murilo Ribeiro, diretor do Palacete das Artes, “essa parceria é muito importante. Estamos distantes há pouco mais de 100 quilômetros e as pessoas aqui de Salvador não conhecem um acervo desse nível e dessa qualidade como essa coleção inglesa. É fundamental e de nosso interesse estreitar e manter essa relação”.

A exposição ficará à disposição do público até 28 de julho. O Palacete das Artes é um equipamento vinculado ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC)/Secretaria de Cultura/Estado da Bahia. Funciona de terça a sexta, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.

Assessoria de Comunicação Social da Uefs
© Todos os direitos reservados. 2024.
Email: infocultural@infocultural.com.br
Painel Administrativo