Imposição do pálio » Dom Itamar Vian - Religião » Infocultural
Dom Itamar Vian

Imposição do pálio

22/08/2016

No dia primeiro de setembro, o Núncio Apostólico no Brasil, dom Giovanni D’Aniello – representante do Papa Francisco – estará em Feira de Santana para impar o Pálio ao arcebispo metropolitano dom Zanoni Demettino Castro. A celebração acontecerá na Catedral Senhora Sant’Ana, às 19:30 horas, com a participação de bispos, autoridades, presbíteros, diáconos, religiosas e representantes de paróquias da Província Eclesiástica.

O PÁLIO é uma espécie de colarinho de lã branca colocado ao redor do pescoço dos arcebispos, para lembrar-lhes que o bom pastor leva as ovelhas em seus ombros. É símbolo de comunhão de cada arcebispo com o Papa e sinal distintivo da responsabilidade própria do arcebispo no âmbito de sua Província Eclesiástica. É usado sobre os paramentos unicamente durante as funções litúrgicas.

POR QUE os arcebispos recebem o pálio? A Igreja Católica está dividida em Províncias Eclesiásticas, cada uma delas formada por algumas dioceses (não há número determinado). As dioceses de Barra, Barreiras, Irecê, Juazeiro, Paulo Afonso, Rui Barbosa, Bonfim e Serrinha, juntamente com Feira de Santana, formam a Província Eclesiástica de Feira de Santana, criada em 16 de janeiro de 2002.

NA AGENDA do senhor Núncio Apostólico, em Feira de Santana, estão previstos outros compromissos como: Visita ao Seminário Sant’Ana Mestra e Faculdade Católica, celebração no mosteiro das Irmãs Clarissas, benção do Centro de Formação Cristã dom Itamar Vian, reunião com Bispos, missa na Paróquia Santa Clara, bairro Panorama e bênção à Cúria Metropolitana que passou por uma reforma geral.

SOMOS profundamente gratos a Dom Zanoni, pelo sim dado a Deus, à Arquidiocese e à Província Eclesiástica de Feira de Santana. Desejamos continuar ouvindo a sua voz de bom pastor que insiste em repetir: “ECCE MITTE ME” (eis-me aqui, envia-me) testemunhando com sua própria vida o que escolhera como lema de seu episcopado. Que Dom Zanoni, com nossas preces e apoio, continue a missão de ensinar, santificar e guiar o povo de Deus. Uma enorme responsabilidade que carrega junto com Cristo!

MANIFESTAMOS nossa gratidão ao representante do Papa Francisco, no Brasil dom Giovanni D’Aniello. Alegremo-nos e abramos nosso coração para ouvir e acolher aquilo que ele irá falar. Disponhamo-nos a viver de forma mais profunda nossa vocação de discípulos e missionários de Jesus Cristo. Seja, bem-vindo dom Giovanni! “Bendito o que vem em nome do Senhor”! (Mt 21,9)

+ Itamar Vian

Arcebispo Emérito

di.vianfs@ig.com.br

Dom Itamar Vian