Caneta Afiada » Sandro Penelú - Caneta Afiada » Infocultural
Sandro Penelú

Caneta Afiada

15/08/2019

*UMA TV UTÓPICA – Ao lado do saudoso Tião Pereira, quando editávamos o Informativo Cultural, idealizamos um canal de TV em Feira de Santana, cuja tônica seria a cobertura dos eventos culturais que acontecem na cidade. Quando possível, mostraríamos o evento ao vivo. Isto era apenas um sonho acalentado por nós; uma gostosa utopia. Entretanto, quanto se perde em acalentar sonhos tão sadios? O que há de absurdo em idealizar uma TV que realmente mostre Feira de Santana? Para dois jovens sonhadores, era impossível, mas será que hoje é possível para alguém ou algum grupo?

 

*SÓ PRA MEDITAR - No último final de semana, participei de uma palestra cujo tema envolvia procedimento de pequenas e micro-empresas. E o palestrante, em determinado ponto, declarou solenemente: “Se você compra um produto por um real, deve vendê-lo no mínimo por dois. Caso contrário, você estará tendo prejuízo”. Olha, se é com essa margem de lucro que trabalham as nossas empresas comerciais, estaria explicado o porquê de o rico estar cada vez mais rico e o pobre cada vez mais pobre...

 

*DEU NO RÁDIO (INCRÍVEL!) - Parece até mentira, mas aconteceu: um determinado repórter, logo de manhãzinha, após ter dada a notícia sobre o assassinato ocorrido na cidade, fez a seguinte pergunta para o âncora: “Será que o assassino é doido ou tem problemas mentais?” (Sem comentários).

 

*PIRANGUETE - Elas são uma mistura de piranha com piriguete e estão sempre dispostas a qualquer aventura. Seus alvos prediletos são os homens casados e os que possuem gordas contas bancárias. Quase nunca andam sozinhas e estão sempre em grupos de quatro ou cinco. Geralmente, fumam e bebem bastante e, pra completar, têm um baixíssimo nível de linguagem.

 

*FALTA DE EDUCAÇÃO -  Já presenciei algumas cenas de falta de educação no comércio de Feira de Santana, quando alguns caixas recebem o dinheiro e, na hora de dar o troco, jogam o “dindim” em cima do balcão sem nem olhar para o rosto do cliente. Eu queria perguntar se é feito algum tipo de conscientização e preparo para aqueles que vão lidar diretamente com o cliente, afinal o elemento mais importante no comércio é o freguês.

 

*DEU NO RÁDIO II (REPÓRTER ALUADO) - Um dia desses, pela manhã, um repórter policial começava uma entrevista com um delegado, nos seguintes termos: “Estamos aqui no Centro de Abastecimento, ou melhor, na Delegacia. Bom dia doutor, ou melhor, bom dia delegado. Aliás, pode ficar à vontade, excelência” (Cá, cá, cá, cá!)

 

*BAHIA DE FEIRA – Depois do vacilo dado na Série D, o que custou a eliminação precoce do time, o Tremendão sagrou vice-campeão do torneio sub 17, realizado recentemente, aqui na Bahia, envolvendo grandes times do Brasil. Parabéns ao Tremendão!

 

Sandro Penelú